Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

4 hábitos para evitar o desequilíbrio muscular

Alongar, respirar até encher os pulmões e se levantar regularmente auxiliam a evitar desequilíbrio muscular e outros problemas no esqueleto

4 hábitos para evitar desequilíbrios musculares e alterações no esqueleto
Foto: Getty Images

É comum passar grande parte do dia sentado. Seja dirigindo, trabalhando, esperando no fila, enfim… Já demos dicas aqui no Sport Life, inclusive, de como melhorar sua postura durante o home office. Mas, você sabia que isso, além de dor nas costas, pode resultar em desequilíbrios musculares e alterações no sistema esquelético, diminuindo não só o rendimento laboral, como causando problemas à saúde?

Até mesmo pessoas que são muito ativas podem apresentar algum desses problemas, pois o tempo de atividade acaba sendo muito inferior ao período em que ficamos ‘parados’, ao estar sentado. O melhor a se fazer é mudar alguns hábitos. Nada muito complicado, apenas coisas fáceis e simples de incorporar na rotina para não dar chance aos desequilíbrio muscular.

No entanto, não só apresentamos possível problemas como também damos soluções a eles. Por isso, separamos aqui 6 dicas que irão te ajudar a evitar passar por esse mal.

Levantar: Descoque o bumbum da cadeira pelo menos de duas em duas horas. Basta subir e descer escadas, por exemplo. Além de reativar a circulação, favorecendo o retorno venoso, os seus músculos trabalharão, evitando que fiquem exageradamente retraídos e proporcionando um desequilíbrio muscular. Na medida do possível, evite elevadores.

Força na barriga: Trabalhe a musculatura profunda do abdômen. Tente empurrar o umbigo para dentro, reduzindo o diâmetro abdominal. Se conseguir automatizar esse gesto, vai sentir uma mudança muito rápida de postura. 

Respiração: Basta pegar o ar pelo nariz, até encher os pulmões ao máximo, sentindo a caixa torácica se abrir. Além de relaxar, o hábito libera a tensão das vértebras dorsais. Inspire três ou quatro vezes de forma lenta e progressiva e expulse o ar com força e rapidamente, para relaxar os músculos respiratórios.

Alongar: É sempre bom exercitar a coluna. Alongar os músculos evita encurtamentos, facilita a irrigação sanguínea e, sobretudo, liberta as terminações nervosas de pressões, impedindo episódios de dor, perda de sensibilidade e formigamento.

Visão do especialista

“As dores nas costas são provocadas pelo carregamento excessivo das vértebras e das pequenas articulações da coluna. Quando um nervo que segue para os membros é comprimido, aparecem dores que irradiam para as pernas e braços, como é o caso da ciática”, explica o ortopedista Manuel Enes.

A dor nas costas pode ser resultado de uma simples contração ou lesão – muitas vezes causada pelo desequilíbrio muscular – após um esforço excessivo a alterações degenerativas das articulações e da coluna, como artroses de variados graus de evolução progressiva, caso da hérnia de disco, por exemplo. “Apesar de haver causas frequentes para a degeneração excessiva, causada, por exemplo, por algumas doenças metabólicas, como o diabetes e o excesso de ácido úrico, é o sedentarismo, assim como problemas de postura que geralmente são os responsáveis”, afirma o especialista.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Seja muscular ou nas articulações, as dores no corpo se intensificam com as temperaturas baixas. Ortopedistas mostram formas de aliviar o problema

Saúde

Especialista explica porque treinar a lombar pode aliviar lesões e dores na coluna. Saiba por onde começar

Fitness

Entenda como uma musculatura fortalecida pode prevenir problemas posturais e ortopédicos

Saúde

Descubra como as atividades físicas conseguem desempenhar um papel preventivo