Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

5 alimentos com menos calorias do que o corpo gasta para digerir

Listamos 5 alimentos que, graças ao alto poder termogênico, vão acelerar o metabolismo e te ajudar a perder peso. Confira!

Com função termogênica, pimenta vira aliada dos corredores
Foto: Getty Images

Quando estamos comendo, também estamos gastando calorias, sabia? Pois, nosso corpo precisa de energia para transformar o que ingerimos. No entanto, a grande maioria deles é muito mais calórico e nos faz ganhar peso. Mas não precisa se preocupar, porque listamos 5 alimentos para te ajudar a perder peso.

A capacidade que os alimentos têm de obrigar o organismo a abrir mão de algumas calorias apenas para digeri-los é chamada de termogênese. “Os alimentos termogênicos típicos ou de carga negativa são aqueles que possuem menos calorias do que é gasto para digeri-los”, diz Fernanda Soares, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutricional, do Rio de Janeiro.
  
“Os alimentos com alto poder termogênico, no entanto, não devem ser consumidos aleatoriamente, sem a indicação de um médico ou nutricionista, pois produzem outros efeitos, como a elevação dos batimentos cardíacos. E significa sobrecarregar o coração”, diz Thiago Volpi, clínico geral e nutrólogo de São Paulo. “Sem contar, que o corpo acaba se acostumando com tais substâncias, exigindo uma maior quantidade delas para que provoque o mesmo efeito”.

 Veja a lista com os 5 alimentos


Café e pó de guaraná – ricos em substâncias conhecidas como metilxantinas, como a cafeína e a teobrumina, que estimulam a produção de adrenalina e aumentam o gasto energético. Elas agem nas células de gordura, barrando a ação da fosfodiesterase. Esta enzima tem a missão de inibir a queima de gordura, ajudando o organismo a estocar o nutriente para que ele seja aproveitado em casos de emergência, como o um jejum prolongado A recomendação diária de cafeína é de até 250mg, que equivale a duas xícaras de café forte.

Chá verde: Possui altas concentrações do polifenol catequina, que auxilia a aumentar a oxidação de gordura e a termogênese.

Laranja amarga (citrus aurantiun) – a casca desta fruta, utilizada para fazer chá, por exemplo, tem sinefrina, substância que também estimula a a queima de gordura e a produção de neurotransmissores e hormônios como a adrenalina. A suplementação com laranja amarga (sinefrina) requer atenção. Algumas pessoas chegam a experimentar aumento da temperatura corporal, principalmente quando aumentam a dosagem. É bom discutir com um médico ou nutricionista se você pode tomá-lo.

Pimenta vermelha – rica em capsaína, substância que age no sistema nervoso central, fazendo com que o organismo acione o mecanismo de queima de gordura. Também tem leve efeito vasoconstritor por fechar o calibre dos vasos, fazendo que o coração acelere mais o ritmo para suprir a demanda de sangue para o organismo. Aos que não suportam o sabor da pimenta, uma alternativa é consumir o alimento manipulado, em forma de cápsulas. A restrição é para quem tem problemas com hemorróidas.

Óleo de cártamo – Nosso alimento de número 5 da lista tem ácido linoléico, substância que atua na transformação das gorduras em energia, por transportá-las para o interior das células a fim de que sejam incineradas. Este tipo de óleo é extraído das frutas oleoginosas como a castanha e a amêndoa. A recomendação diária é de até 3 g (um pouco menos que uma colher de café).

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Especialistas explicam combinações adequadas do suplemento e alertam sobre misturas com álcool, que prejudicam a absorção de nutrientes

Treinos

Exercícios para membros inferiores estimulam produção hormonal no organismo, além de engrossar as pernas, como muitos querem

Definir músculos

Alguns músculos têm recuperação mais rápida, mas isso quer dizer que eles podem ser treinados todos os dias? Descubra

Ganhar massa muscular

Proteínas, variações nos exercícios e suplementos adequados são algumas das estratégias para ganhar massa muscular

Nutrição

Nutricionista recomenda limite de 5g diários e sugere estratégias para controlar níveis de sódio, como aumentar ingestão de água

Nutrição

Médico recomenda consumo do açaí em forma natural, sem adição de xaropes, para aproveitar alto teor de antioxidantes e benefícios à saúde

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Especialistas indicam o que as pessoas que estão acima do peso precisam fazer para entrar no esporte

Emagrecimento

Existem benefícios das temperaturas mais amenas! É natural sentir mais fome no frio, contudo também há um maior gasto energético

Emagrecimento

Especialista dá dicas para seus treinos serem mais eficazes e você alcançar seus objetivos de emagrecimento mais rápido nos treinos

Fitness

Aprenda como deixar de ser "falso magro" com algumas dicas do que pode estar te atrapalhando nesse processo