Além de prevenir doenças e garantir a boa forma e disposição, uma dieta equilibrada pode ajudar as células a se manterem saudáveis e jovens. Para isso, é necessário incluir no seu cardápio alguns alimentos antienvelhecimento, como a uva e o alecrim.
Isso porque alguns desses itens são conhecidos pela capacidade de combater os radicais livres e por suas propriedades antioxidantes. Então, se inseridos na alimentação diária podem até mesmo proteger o organismo do câncer e doenças cardíacas. Formação de músculos, reforço ao sistema imunológico e redução de rugas também são benefícios perceptíveis.
A nutricionista Caroline Comim indica 6 alimentos antienvelhecimento indispensáveis no cardápio de quem deseja mais saúde e energia. Conheça os benefícios:
-
-
Uva: rica em vitaminas, minerais e fibras, a fruta pode melhorar a digestão e proporcionar a sensação de saciedade. Também é fonte de resveratrol e flavonóides – potentes antioxidantes responsáveis por inibir a formação de radicais livres e retardar o envelhecimento das células. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Goji berry: proveniente da Ásia, a frutinha é rica em fibras e Vitamina C, potente antioxidante no combate à formação de radicais livres. O alimento também é um famoso aliado das dietas e capaz de equilibrar os níveis de colesterol. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Batata-doce: famosa entre os praticantes de atividades físicas (especialmente da musculação), a batata-doce apresenta baixo índice glicêmico, é rica em fibras, ferro, vitaminas A, C e E. Também apresenta antocianina, um antioxidante abundante no amido e que pode reduzir a formação de radicais livres e combater o envelhecimento precoce. (Foto: SHutterstock.com)
-
-
Brócolis: com grandes quantidades de Vitamina C, beta-caroteno e isocianatos, o brócolis é um potente antioxidante. Também apresenta grandes quantidades de magnésio, responsável por reduzir a pressão arterial. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Açafrão: também conhecido como cúrcuma ou gengibre amarelo, o açafrão-da-terra conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios. (Foto: Pixabay.com/ Reprodução)
-
-
Alecrim: as propriedades anti-inflamatórias presentes no alecrim têm o poder de inibir a enzima responsável por dores e inflamações no corpo. A erva também é rica em antioxidantes e uma eficaz forma de prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer. (Foto: Shutterstock.com)
LEIA TAMBÉM
Texto: Redação SportLife – Edição: Giovane Rocha
Consultoria: Caroline Comim, nutricionista