Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Corrida reduz os efeitos do envelhecimento e aumenta expectativa de vida

Corrida auxilia na qualidade de vida, faz chance de morrer por morte súbita cair pela metade e reduz os efeitos naturais da idade

Estudo mostra que corrida reduz os efeitos do envelhecimento
Foto: ShutterStock

É possível retardar o envelhecimento graças à prática da corrida. Ao menos, foi isso que apontou um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos EUA. Nele, praticantes regulares dessa modalidade foram acompanhados por mais de 20 anos e comprovaram essa tese.

Os pesquisadores acompanharam 500 atletas, todos acima de 50 anos de idade. Os mais idosos apresentaram menos complicações de saúde, uma expectativa de vida maior e 50% menos chance de falecer de morte súbita do que os não corredores.

“A pesquisa tem uma mensagem pró-exercício. Se você tiver que escolher uma coisa para torná-lo mais saudável à medida que envelhece, que seja o exercício aeróbio como a corrida”, disse James Fries, autor do trabalho.

No começo do estudo, os atletas corriam em média quatro horas por semana. 21 anos depois, o tempo de corrida havia caído para 76 minutos semanais. Ainda assim, eles se mantinham mais saudáveis e com os efeitos do envelhecimento reduzidos em relação aos não-atletas.

Eficiência aumenta com envelhecimento

Pessoas da terceira idade ainda se mostraram mais eficientes no sistema de fornecimento de oxigênio (VO2 max). Ou seja, como o desempenho aeróbio também depende da eficiência com que ele é utilizado, eles podem praticar essa atividade sempre que possível. Os anos de treinamento ainda contribuem para o aumento dessa eficácia.

Mas vá com calma! É preciso já ter passado por um programa de fortalecimento, e essa nova fase de treinos deve preferencialmente ser orientada e supervisionada por um profissional qualificado. De qualquer modo, fica a dica.

Não será possível entrar na máquina do tempo, mas mesmo quem começar a praticar a corrida tardiamente aproveitará dos benefícios e diminuirá os efeitos do envelhecimento. O desempenho ainda pode ser competitivo, desde que comparado em sua faixa etária, principalmente ao fazer nos treinos o que aqueles que acreditam estar “muito velhos para isso” não fazem.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto