Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Mau hálito de máscara? 4 dicas para evitar o problema

Dentista explica como manter a saúde bucal em dia e evitar constrangimentos desnecessários

mau hálito
Livre-se do mau hálito / Foto: Shutterstock

O mau hálito costuma ser um incômodo simples e fácil de se resolver. No entanto, a condição também pode indicar algum problema de saúde mais grave. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, 40% dos brasileiros sofrem com halitose – uma alteração fisiológica que resulta na emissão de odores ruins.

“A halitose é a situação em que a pessoa exala um odor desagradável pela boca ou pela respiração. Na maioria das vezes, ela tem causa multifatorial, mas em 90% dos casos, é proveniente da boca”, explica a otorrinolaringologista Dra. Lígia Maeda, especialista em halitose do Hospital Paulista.

Fora isso, o uso de máscaras para a proteção contra o coronavírus parece ter piorado o número de indivíduos que sofrem de mau hálito.

“Como a máscara dificulta a respiração, as pessoas têm uma maior tendência em respirar pela boca, o que faz com que ela fique seca e, consequentemente, mais propensa às cáries e problemas gengivais, já que a saliva tem ação protetora. Além disso, o ar acumulado dentro da máscara pode piorar o hálito”, revela o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em odontologia.

Para não permitir que isso ocorra, o dentista separou quatro dicas importantes, que vão te ajudar a combater o mau hálito, mesmo de máscara. Confira:

1 – Fique atento à limpeza da máscara

“Se usada todos os dias, sem a devida higienização, a máscara pode causar problemas dentários devido à entrada de bactérias nos lábios e na área da boca. Por isso, aconselho a utilizar máscaras descartáveis, trocar a máscara com frequência para garantir a higiene adequada e lavar bem as máscaras reutilizáveis”, afirma o Dr. Lewgoy.

2 – Hidrate-se bem e evite mau hálito

 “Você deve beber um pouco de água após cada refeição para enxaguar qualquer partícula de alimento e após cada café, para que a cafeína não penetre em sua boca e língua, causando mau hálito e manchas”, recomenda.

3 – Saiba escolher uma escova de qualidade

 “O recomendado é sempre dar preferência às cerdas macias, pois cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival. Além disso, uma grande quantidade de cerdas é fundamental para a saúde oral, pois, quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente”, destaca o cirurgião-dentista.

4 – Língua interfere no mau hálito

“A boca seca, em conjunto com a falta de higienização, é o fator que mais favorece a formação da saburra lingual e, consequentemente, a alteração do hálito. A falta de umidade na boca causa a descamação do tecido da mucosa, que acaba se alojando na língua”, diz o Dr. Lewgoy. Por isso, é fundamental realizar a limpeza adequada da região.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Os exageros de quem leva vida fitness comprometem a cavidade oral

Saúde

Nossos hábitos alimentares ajudam a regular nosso organismo e, com isso, ajudam a combater o mau hálito. Descubra 5 deles!

Jennifer de Paula

Será que o clareamento dentário é para todos? Descubra em quais situações o procedimento estético é recomendado para saúde bucal dos idosos

Condicionamento Físico

Não tem mais desculpa! 3 estudos evidenciaram que a utilização de máscaras durante a atividade física não causa grande impactos