Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Fitness

Vida fitness pode impactar saúde bucal; entenda

Os exageros de quem leva vida fitness comprometem a cavidade oral

Vida fitness
Vida fitness - Shutterstock

Alimentação regrada, pequeno consumo de álcool, sono em dia e a constante prática de atividades físicas são os principais cuidados de quem conduz a vida de maneira leve. No entanto, essas condições não são bastantes e alguns consumos em excesso na vida fitness reflete na saúde bucal.

REFLEXOS NA VIDA FITNESS

A saúde oral de quem pratica atividades físicas deve receber tanta atenção quanto a musculatura e outras regiões, que são diretamente ligadas ao rendimento. Nesse sentido, complicações bucais comprometem a região e o desempenho nos treinos e competições.

Marcela O’Neal é cirurgiã-dentista e ponderou que algumas dietas cumpridas pela maioria dos atletas permitem o surgimento de problemas associados à cavidade oral. “Eles consomem muitas calorias ao longo do dia, como barras de proteínas e suplementos esportivas, que são ácidos e possuem alto teor de açúcar. Esses alimentos aumentam a respiração bucal, a redução do fluxo de saliva e deixa região seca em condições ideais para o surgimento de bactérias”, disse.

O’Neal acrescentou que a alimentação “turbinada” por açúcares e escovação incorreta prejudicam a qualidade do sorriso, fatores que interferem no funcionamento do corpo. Outros riscos são cáries, gengivite, erosões dentárias e o bruxismo para quem pratica esporte.

“Em períodos de irritação, o corpo humano libera hormônios que produzem um alto índice de adrenalina. Essa mudança pode causar o chamado efeito pró-inflamatório, fazendo com que o organismo potencialize o surgimento de doenças periodontais”, destacou.

As proposta nutricionais, de fisioterapia e de treinamento são prioridades junto com a saúde bucal para quem quer ser 100% fitness. “O ideal é escovar os dentes duas vezes ao dia por pelo menos dois minutos e fazer a higienização correta entre os dentes e a língua. Mastigar chicletes sem açúcar e enxaguar a região com água após as refeições quando a escovação não for possível também é uma opção”, concluiu Marcela.

DÉFICIT

É o tipo de assunto que merece atenção não só de quem é adepto ao movimento fitness, ou seja, esse assunto é pertinente a toda população brasileira. Além disso, quem trouxe esse assunto à tona foi o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio de pesquisa feita no ano de 2019 e divulgada em 2020.
Esse trabalho acusou que apenas 53% dos brasileiros usam o fio dental, escova e creme dental. Também expôs que 89% faz a higienização por menos de duas vezes ao dia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai