Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dia do Fisioterapeuta: a função do profissional e como ele pode te ajudar

Sedentarismo e falta de movimentação estão entre os principais riscos à saúde. Entenda como a fisioterapia pode ser importante

Dia do Fisioterapeuta: fisioterapia pode prevenir doenças do coração
Dia do Fisioterapeuta: fisioterapia pode prevenir doenças do coração - Foto: Shutterstock

O sedentarismo é um grande inimigo da saúde e do bem-estar. Os riscos causados pela falta de movimentação são muitos, o que inclui o surgimento de problemas no coração. Um levantamento feito pelo IBGE em 2019 apontou que 40,3% da população adulta brasileira é insuficientemente ativa.

Esse dado acendeu um alerta, já que o quadro contribui para o surgimento de doenças arteriais periféricas, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. A fisioterapia pode combater essas condições. Isso porque ela é uma maneira de prevenir problemas cardiovasculares, como indicam especialistas.

Benefícios da fisioterapia

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, professor Rimon Tannous Elias, as práticas preventivas podem ser úteis para pessoas de qualquer idade que têm o objetivo de aumentar a qualidade de vida. “As atividades se adaptam facilmente às necessidades de cada indivíduo, de acordo com suas limitações e potenciais, e garantem a sensação de bem-estar no dia a dia”, explica o acadêmico.

A fisioterapia é uma eficiente forma de prevenção, pois os exercícios controlam fatores que podem evoluir para doenças do coração. Desse modo, as terapias reduzem o estresse e o peso corporal, além de combater a hipertensão, o colesterol alto e a diabetes. 

Os métodos da fisioterapia cardiorrespiratória definidos para o tratamento irão cuidar de fragilidades ou de insuficiências cardíacas, melhorar a circulação sanguínea para evitar as chances de trombose, preparar pessoas para intervenções cirúrgicas e diminuir as chances de agravamento nos protocolos de reabilitação.

Para quem é indicado

As ações são indicadas para pacientes estáveis. Isto é, que não apresentam dores no peito, sinais de cansaço e fadiga constantes, ou até mesmo sintomas de arritmia. É importante destacar que todos os casos devem passar pela análise de um profissional de saúde, por meio de exames e do histórico de enfermidades na família. 

O fisioterapeuta está habilitado para o atendimento durante o processo hospitalar ou ambulatorial, e também em domicílio. “As ações feitas dentro de casa têm como principal benefício a comodidade. Além disso, viabilizam a realização de procedimentos que dispensam a internação e permitem flexibilidad

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Mais um tema de interesse público, que reforça os danos desse estilo de vida

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Novo estudo mostrou que a qualidade do sono impacta mais na saúde do coração do que a prática regular de exercício físico

Saúde

Especialista explica porque treinar a lombar pode aliviar lesões e dores na coluna. Saiba por onde começar

Saúde

Especialista explica como funciona o método utilizado em pacientes infectados pelo coronavírus

Saúde

Pesquisadores indicam que sobrecarga mental pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares