Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Como suar menos no calor: causas e tratamento da hiperidrose

Descubra como essa condição pode afetar a vida das pessoas e aprenda a resolver o problema

Como suar menos
Como suar menos / Foto: Shutterstock

Saber como suar menos, principalmente durante o verão, onde o calor costuma ser muito alto, pode ser algo extremamente valioso. Afinal, não é apenas durante a realização de uma atividade física que os indivíduos podem sofrer com esse tipo de coisa. Uma roupa mais abafada ou uma situação tensa também possuem o poder de aumentar a perda de líquidos do corpo.

Você pode utilizar mais desodorante, escolher roupas leves, evitar alimentos termogênicos – que elevam a temperatura do corpo –, ou até mesmo fugir de lugares quentes. Mas, se mesmo assim o problema não for resolvido e você continuar sem saber como suar menos, é melhor ficar atento. O seu caso pode ser a hiperidrose.

Trata-se de uma condição que provoca suor excessivo, sem justificativa aparente, em determinadas regiões do corpo, como axilas, palmas das mãos e solas dos pés. Mas, em alguns casos, ainda pode ocorrer no peito, virilha, couro cabeludo e rosto.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a hiperidrose acomete uma parcela de 1% a 5% da população. E, em alguns casos, é necessário acompanhamento e tratamento médico para resolver o problema.

Principais sintomas da hiperidrose

  • Suor excessivo, focal e com, pelo menos, seis meses de evolução sem nenhuma causa aparente;
  • Ocorre nos dois lados do corpo de maneira igual;
  • Interfere nas atividades diárias;
  • Acontece, pelo menos, uma vez na semana;
  • Começa antes dos 25 anos de idade;
  • Desaparece durante o sono.

Mas, afinal, como suar menos então?

Se o seu quadro se encaixa nas descrições acima e você não consegue descobrir como suar menos, talvez, seja necessário solicitar a ajuda de um profissional, para evitar possíveis transtornos. “A hiperidrose ainda é motivo de muito constrangimento. No verão, especialmente, em que o calor aumenta, esse constrangimento pode se tornar ainda maior”, revela o dermatologista, Dr. Rafael Azevedo.

É possível que só um médico especializado saiba como diminuir o seu suor excessivo. No entanto, a solução do problema pode ser simples. “Hoje, temos diversos procedimentos que podem tratar a hiperidrose, como é o caso do neuromodulador, que impede a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas, bloqueando o estímulo para a secreção de suor pelas glândulas sudoríparas. Em média, é necessário apenas uma única aplicação para começar a observar resultado. Pacientes com hipersensibilidade a algum componente da fórmula não devem realizar esse tipo de procedimento”, finaliza o Dr. Azevedo.

Fonte: Saúde em Dia

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

É normal suar muito durante as atividades físicas, em um dia de calor ou durante algo que provoque ansiedade ou estresse. Mas se o...