A grosso modo, o inverso é definido como “amigo” do sedentarismo, ou seja, é a estação que ajuda alguém a ficar mais tempo na cama, sem fazer nada ou comer qualquer “besteirinha”. No entanto, há quem preze pelo foco da vida saudável nesta época e aí é que surge a pergunta: qual é a alimentação ideal no inverno?
Saiba a alimentação ideal no inverno
“Muitas pessoas diminuem a ingestão de frutas, verduras e legumes nessa época, o que não é um hábito aconselhável. Tendo em vista que esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e água, contribuindo para uma boa imunidade e funcionalidade do nosso organismo. Opte por preparar esses alimentos nas suas refeições cozidos, assados, refogados ou em sopas. Não se esqueça de manter uma boa ingestão hídrica para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias”, afirmou a coordenadora nutricional da NPV (Nutrientes Para a Vida), Bianca Naves.
Dessa maneira, soam como importantes essas orientações para que uma alimentação mantenha-se balanceada neste período, onde as pessoas também ficam sujeitas a infecções respiratórias, exemplos: gripes e resfriados.
Bianca ainda destacou o uso de fertilizantes na produção desses alimentos para que eles sejam ainda mais saudáveis. “Lembramos que o uso de insumos como o fertilizante, é o que garante a saúde das plantas e por consequência a nossa”, disse.
Quais são as dicas para alimentação ideal no inverno?
As indicações da nutricionista são as variações nas sopas. Como, por exemplo, incluir verduras, proteínas, legumes e temperos naturais. Assim, ela fornece os nutrientes necessários e ainda aquece.
Também sugeriu consumo de gorduras boas nas pequenas refeições. O que entrega mais calorias ao corpo. As oleaginosas, como amendoim, castanhas e amêndoas, por serem ricas em nutrientes, ajudam no controle dos níveis do colesterol. Além disso, são práticas e servem como “snacks” saudáveis.