Tanto a bicicleta quanto a esteira podem aparecer no processo de perda de peso. Ainda assim, há quem questione a eficácia para a conclusão desse objetivo, o que desperta essas dúvidas: treino de bicicleta ou esteira? Qual é o eficaz para emagrecer?
Entenda a questão entre treino de bicicleta ou esteira
“Para fazer uma boa escolha, sugiro considerar alguns pontos, como a intensidade do exercício, o condicionamento físico do praticante, seu histórico de saúde e, claro, sua preferência pessoal”, disse a sócia e diretora técnica da Cia Athletica, Monica Marques.
Sendo assim, Monica pontuou que ambos os aparelhos proporcionam benefícios semelhantes, mas que também ainda exigem habilidades diferentes. A especialista aduziu que a esteira promove uma queima maior de calorias do que a bicicleta, ou seja, esse exercício pede que uma pessoa sustente seu próprio peso e movimente todo o corpo com ou sem intensidade. Aí os músculos precisam realizar um esforço a mais durante a atividade, assim como o coração, que aumenta a queima de gordura.
No treino de bicicleta, Monica explicou que um praticante lida com apoio para sustentar seu corpo e movimentar apenas as pernas. Por isso, gera um gasto calórico menor, o que não deixa de ajudar na redução de percentual de gordura.
“É importante lembrar que essa comparação entre a esteira e a bicicleta é baseada em treino de mesma intensidade e duração. Tanto a bicicleta ergométrica quanto a esteira possibilitam que o praticante adapte seu treino de acordo com o seu condicionamento físico ou objetivo”, reforçou.
Palavra final
“Todos os alunos passam por uma avaliação inicial para que os profissionais possam entender melhor seu perfil, condição física e objetivos. Com base nisso, é possível elaborar um plano de treino cardio personalizado seja com a esteira ou a bicicleta para perder barriga”, concluiu Monica Marques.