Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Estudo analisa efeitos do treino de força após câncer de mama

Ajuda a diminuir os níveis de cortisol e o estresse fisiológico

Treino de força após câncer de mama
Treino de força após câncer de mama - Shutterstock

O câncer de mama é considerado um tipo de tumor comum, tanto no Brasil quanto no mundo, ou seja, é alvo constante de investigação da ciência. Assim, o estudo do CEUB (Centro Universitário de Brasília) aproveitou esse assunto e descobriu que existem benefícios do treino de força na recuperação da doença.

A relação do treino de força após câncer de mama

O estudo investigou intervenções que amenizam os efeitos colaterais do tratamento e a melhorar a qualidade de vida. Assim, como metodologia um grupo de mulheres diagnosticadas com câncer de mama foi submetida a dois protocolos de treinamento de força com diferentes intensidades.

As participantes realizaram cinco exercícios e receberam avaliação dos indicadores de concentração de cortisol, percepção de esforço, dor tardia, funcionalidade e força geral.

Assim, os níveis de cortisol diminuíram significativamente após a sessão de alta intensidade. “Esse achado abre portas para novas investigações. Os efeitos hormonais do treinamento de força em sobreviventes de câncer ainda são pouco compreendidos”, destaca a estudante do curso de Educação Física do CEUB e autora do estudo, Isabel Miranda.

A autora pontuou que a percepção de esforço das participantes condizia com as intensidades de cada sessão. E a dor muscular pós-exercício diminuiu tanto em sessões de intensidade moderada quanto alta.

Detalhe que mesmo após 24 horas do treino a dor alcançou seu pico, mas começou a decrescer após 48 horas e continuou diminuindo após 72 horas. “Sabíamos que a musculação havia potencial de trazer diversos benefícios a essas mulheres, mas queríamos entender como diferentes níveis de intensidade impactariam variáveis como cortisol, percepção de esforço e dor muscular tardia”, completou Isabel.

Acréscimo

“Essa descoberta nos leva a investigar mais, pois não há muitos estudos sobre isso. Inicialmente, a hipótese era de que o cortisol aumentaria”, falou a orientadora da pesquisa e coordenadora Educação Física do CEUB, Renata Dantas.

Rompimento de tabu

Os resultados têm potencial para influenciar a forma como profissionais de saúde abordam a prescrição de exercícios para sobreviventes de câncer de mama. “Essa pesquisa rompe com o tabu de que o treinamento de força é muito pesado para essa população. Ao contrário, pode trazer muitos benefícios”, concluiu Isabel Miranda.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Esse tema sempre fica em evidência no fim de ano

Saúde

São dicas que aumentam a chance de sucesso do seu emagrecimento

(+) Esportes

A definição de metas claras é mais do que um exercício de planejamento - é um compromisso com o seu próprio progresso

Fitness

A expectativa é que ocorra um aumento desse serviço em 2025

Nutrição

Na dúvida, consulte um especialista para o consumo seguro

Nutrição

Uma opção popular que pode fazer parte da sua rotina saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse tema sempre fica em evidência no fim de ano

Saúde

São dicas que aumentam a chance de sucesso do seu emagrecimento

Fitness

A expectativa é que ocorra um aumento desse serviço em 2025

Nutrição

Na dúvida, consulte um especialista para o consumo seguro