Chegar aos 10 km é uma grande conquista para qualquer corredor. Dependendo da prova, o trecho pode deixar a distância ainda mais desafiadora. Para você se dar bem na estreia, a Sport Life Brasil dá dicas essenciais de preparação que podem fazer a diferença no desempenho. Confira e boa prova!
– Descanse dois dias antes da prova. Nada de correr. Um dia antes, para preparar os músculos e afastar a ansiedade, corra 20 min em ritmo bem suave.
– Jante cedo para evitar dormir mal por problemas de digestão. Invista nos carboidratos e nas proteínas. Que tal uma massa com um franguinho?
– Tome café duas horas antes da saída e, por favor, não invente nada. Coma o que já está acostumado, evitando lácteos e fibras. Café lhe dará uma dose extra de energia.
– Dia de prova não é dia de estrear tênis. Se costuma sofrer com bolhas, passe um pouco de vaselina nos pés.
– Chegue no mínimo uma hora antes no local da prova para aquecer, pegar o chip, alongar etc.
– Aqueça por 15 min e faça de dois a três sprints em ritmo alto, para ativar coração e músculos para a batalha.
– O segredo é hidratar-se bem. Beba ao menos meio litro de bebida isotônica na hora que antecede a largada.
+ Os benefícios das bebidas isotônicas
– Posicione-se na largada. E não fique na turma da frente, que costuma ser de atletas de mais alto rendimento, pois poderá atrapalhá-los, além de ser ruim para a autoestima ver tanta gente te ultrapassando.
– Ao passar pelo km 1, verifique se o seu ritmo está de acordo com o que treinou. A emoção da saída costuma levar muita gente a largar no pique total e isso não é bom.
– Salvo que vá abaixo dos 20 min, vale a pena hidratar-se. Tome em pequenos goles para evitar gases.
– Se houver subidas, encurte a passada.
– Corre-se 9 km com a cabeça e o último quilômetro com o coração. Lembre-se disso.
– Ao ultrapassar a linha de chegada, não pare totalmente. Continue caminhando, beba água, corra mais 10 min supersuave e alongue. Assim, reduzirá o risco de dores na manhã seguinte.
– Nos 20 min a 30 min que sucedem a prova, abre-se a chamada janela anabólica. É o momento indicado para fazer com que os músculos se recuperem. Você precisará, portanto, ingerir proteínas e carboidratos. Tome um shake ou um sanduíche de peito de peru ou de atum.
VEJA TAMBÉM:
Treine em qualquer lugar com o aplicativo BTFIT
Correndo por uma causa nobre: corrida e caminhada GRAACC