Os corredores tomam as ruas da capital gaúcha dia 14 de junho para a Maratona Internacional de Porto Alegre, mas quem não estiver preparado para encarar ainda os 42 km pode se inscrever para completar a distância em revezamento feito por duplas, quartetos ou octetos.
+ Confira a agenda completa de eventos
“Essa prova está sendo direcionada para que os atletas possam baixar seu tempo, pois o percurso é praticamente todo plano e agradável, e a temperatura é ideal para correr buscando performance. E se isso tudo não for motivo mais que suficiente para os praticantes, ainda temos o visual de Porto Alegre, a beira do Rio Guaíba e outras atrações turísticas por onde passa o percurso da maratona”, recomenda o treinador e gerente da Cia Athletica Unidade Porto Alegre, Paulo Ayres, especializado em Ciências do Esporte e mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física pela Universidade de Córdoba, na Espanha.
O treinador recomenda treinos intervalados, em pista, para os corredores que vão tentar um recorde pessoal. “Já para quem for apenas para aproveitar o lindo percurso, não há tanto a necessidade dos treinos de “tiro”, o melhor é trabalhar com volume e não com intensidade”, diz.
Para o grande dia, Ayres aponta que, como em toda maratona, é fundamental ter foco, pois qualquer erro na estratégia pode significar o abandono da prova. “É importante ouvir o corpo, os batimentos cardíacos, a respiração e as passadas. Tudo deve estar em perfeita harmonia, assim podemos decidir quando diminuir, aumentar ou manter o ritmo. Os primeiros 14 km são muito importantes para preparar o corpo e a mente para os próximos 28 km, sabendo ainda que é preciso suportar a passagem entre os km 30 e 32, quando geralmente os corredores sentem maior cansaço”, diz. Inscrições em www.maratonadeportoalegre.com.br