Se você tem acesso fácil a alguma piscina (seja em casa ou na academia), que tal aproveitá-la de uma maneira diferente e apostar no Water Pilates? “O pilates na água tem suas particularidades. Alguns movimentos, apesar de serem adaptações do método tradicional e em solo, apresentam resultados diferentes no que se refere a equilíbrio, força, resistência mental e física”, afirma o educador físico Thiago Martinez.
Dentro da água, certos exercícios acabam exigindo mais do corpo, circunstância que potencializa os resultados. “A grande vantagem do pilates na água em relação a outras formas de atividade física e de reabilitação é o uso da contração isocinética que a água pode propiciar. Esse tipo de contração é ideal para reabilitar e estimular o sistema musculoesquelético”, complementa Martinez. E então, seja na piscina de casa, do clube ou do prédio, que tal experimentar os exercícios do pilates na água e aproveitar seus benefícios?
-
-
Prenda uma das pontas da mola ou do elástico na escada da piscina e, de lado, prenda a outra ponta na canela direita, com as pernas afastadas e o pé suspenso. Leve a perna direita, presa com a mola, à frente do pé esquerdo. Volte à posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições e repita os movimentos com a perna esquerda. (Foto: Cristiano Burmester/Colaborador)
-
-
Aproveite que a mola ainda está presa à escada e prenda a outra ponta na canela esquerda. Com as costas na parede da piscina, dobre a perna, de modo que forme um ângulo de 90º. A outra perna deve ficar totalmente esticada. Mantenha os braços na borda da piscina. Dobre e estique a perna. (Foto: Cristiano Burmester/Colaborador)
-
-
Ainda com as molas presas à escada, posicione-se de costas e, com os pés apoiados no degrau e as pernas levemente flexionadas, jogue o corpo para frente, segurando as alças com os braços flexionados. Estique os braços, puxando a mola ou elástico, e volte à posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições. (Foto: Cristiano Burmester/Colaborador)
-
-
De frente para a escada e com as mãos apoiadas no degrau, prenda a alça da mola ou do elástico no pé direito. A perna direita deve estar flexionada, formando um ângulo de 90º, enquanto a esquerda permanece esticada. Estique a perna direita, com a mola, para trás, contraindo o glúteo. Volte à posição inicial e faça 3 séries de 10 repetições. Repita com a perna esquerda. (Foto: Cristiano Burmester/Colaborador)
-
-
Use duas molas ou dois elásticos, presos cada um de um lado da escada. Com os pés apoiados no primeiro degrau, segure as duas molas, cada uma com uma mão, e deite-se na beirada da água (como se fosse boiar) de barriga para cima, com as pernas estendidas. Abra os dois braços simultaneamente e volte à posição inicial. Faça 3 séries de 10 repetições. (Foto: Cristiano Burmester/Colaborador)