Muitos praticantes da musculação já pensaram em usar cinta para malhar. Mas, será mesmo que utilizar o acessório durante o treino traz resultados? Segundo o preparador físico Marcelo Santana, ela pode sim reduzir medidas e afinar a cintura.
Contudo, não é apenas colocar a cinta para malhar que a mudança na cintura irá acontecer. Segundo o profissional, existem outros fatores determinantes no resultado. “Quando falamos que algo proporciona resultados estéticos, logo a informação viraliza e vai ganhando espaço no meio fitness, e muitas vezes tirando o foco principal que é dieta e toda regularidade,” comenta.
E explica o grande problema das “modinhas milagrosas”. “É aí que surgem os mitos e todo um folclore associado a um objeto mágico, a um tratamento da moda, a uma solução milagrosa. Devemos sim ficar atentos, pois o que tem base científica nos ajuda e muito na trajetória, mas não é simplesmente colocar uma cinta modeladora e pronto, sua cintura vai ficar mais fina”.
Na opinião do especialista, existem muitas outras condições que devem ser analisadas em relação ao uso da cinta para malhar e afinar a cintura. “É preciso considerar a individualidade biológica. Devemos entender a nossa natureza e conhecer nosso corpo. Algumas pessoas não têm a cintura fina e dificilmente terão, por questão de estrutura óssea e afins“, conscientiza sobre o assunto.
“Logo, o que precisamos descobrir são outros pontos fracos e corrigi-los. Um dorsal bem trabalhado e ombros desenvolvidos dão a impressão aos olhos que a sua cintura está mais fina, pelo contraste com o diâmetro de ombros e costas. Isso é buscar a simetria e a harmonia nas proporções corporais”, explica.