Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Alimentação da mãe durante a amamentação: dicas e cuidados

Evitar alguns itens, manter-se hidratada e ficar atenta aos nutrientes são pontos importantes para a fase de lactação. Saiba mais!

Alimentação da mãe durante a amamentação: dicas e cuidados. Na foto, uma mulher sentada em um ambiente pouco iluminado amamentando um bebê
Foto: Shutterstock.com

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente pelo leite materno. Assim, nesse período (e no que se segue até o desmame), a lactante deve tomar alguns cuidados especiais com o próprio cardápio. A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser equilibrada, tanto por conta dos processos que ocorrem no seu corpo, quanto por conta da interferência no leite que será destinado à criança.

“É bom lembrar que durante a lactação não há razão para iniciar uma dieta de emagrecimento, que pode comprometer a produção e a quantidade de leite e, consequentemente, prejudicar a nutrição do bebê. Para produzir uma boa quantidade, a mãe necessita de uma alimentação balanceada, com aproximadamente 2500 calorias por dia, e muitos copos de água ou qualquer outro líquido”, ressalta a consultora de amamentação Lavínia Springmann.

Alimentação da mãe durante a amamentação: o que comer ?

Os hábitos saudáveis devem começar na gravidez e continuar durante a lactação. De acordo com a especialista, é aconselhável manter uma dieta rica em grãos, cereais integrais, frutas e verduras, além de opções que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro. “Gorduras saudáveis também são benéficas para o bebê: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos (como o salmão) são alguns bons exemplos. Deve-se evitar as gorduras saturadas encontradas nas frituras, manteiga e gordura vegetal”, recomenda Lavínia.

Fome além da conta?

Costuma sentir muita fome durante quando dá de mamar? Segundo Lavínia, o corpo trabalha 24 horas por dia para produzir o leite do bebê, por isso é natural essa sensação. Assim, o que pode ajudar e ainda oferecer maior energia “é a inserção de um lanche nutritivo (como uma vitamina de iogurte batido com frutas ou uma torrada com queijo) entre as mamadas”, finaliza.

Ingestão de água

Os líquidos são essenciais para a mulher que está dando de mamar, afinal, o organismo está produzindo uma grande quantidade de leite. Mas não se preocupe: “o seu corpo vai se encarregar de avisar quando você deve beber água, uma vez que os hormônios envolvidos na amamentação provocam a sensação de sede”, pontua Lavínia. Por isso, tenha sempre consigo uma garrafinha de água, principalmente na hora de amamentar.

De acordo com a consultora, a urina na cor clara é um sinal de que a lactante está ingerindo uma quantidade adequada de líquidos.

Café, bebidas alcoólicas e cigarro

Duas preocupações nessa fase, que pode se estender por anos, envolvem a ingestão de álcool e de café. “A cafeína e álcool podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso o mais indicado é evitar excessos”, afirma Lavínia. De acordo com consultora, uma xícara de café por dia não fará mal ao bebê, mas, com relação às bebidas alcoólicas, o melhor é evitá-las.

Mas a polêmica fica por conta do cigarro: a nicotina passa para o leite e pode trazer prejuízos à criança. No entanto, em casos nos quais a mãe não consegue vencer o vício, o ideal é procurar a orientação de um especialista. Isso porque existe quem defenda como melhor alternativa a substituição do leite materno por opções industrializadas por conta dos riscos, ao mesmo tempo em que há a ideia de que a produção da mãe ainda é a mais benéfica para o bebê.

Alimentos x cólicas

A alimentação da mãe durante a amamentação pode causar cólicas nos pequenos? Na verdade, ainda não existe um consenso sobre essa relação. Algumas pesquisas elencaram pratos que podem possuir esse “efeito colateral”, mas nada comprovado cientificamente: brócolis, feijão, repolho, cebola, carne vermelha e leite de vaca estão entre os suspeitos.

Diante desse cenário, a mulher pode monitorar os resultados do consumo dos ingredientes e evitá-los se achar necessário – sempre com a orientação de um profissional.

Quer tirar suas dúvidas e conferir algumas dicas sobre alimentação saudável, gestação e o universo infantil? Fique ligado na SportLife Brasil!

Consultoria: Lavínia Springmann, Consultora da Amamentação da NUK, empresa de produtos infantis.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Entenda por que ceder às tentações de comer besteira depois do treino pode comprometer seus resultados e sua saúde

Suplementos

Saiba como aproveitar todos os benefícios da creatina e usar ela corretamente e sem cometer erros na suplementação

Definir músculos

Personal trainer revela estratégias para potencializar os resultados do treino e ganhar massa muscular de forma mais eficiente

Nutrição

Estratégia alimentar antiga conhecida como dieta cetogênica ganha destaque no mundo fitness; entenda melhor essa alimentação

Nutrição

Nutricionista esportivo esclarece os efeitos do refrigerante zero no organismo e sua relação com a atividade física

Emagrecimento

O emagrecimento saudável engloba uma estratégia individualizada, com um tratamento feito por nutricionistas

Advertisement

Você também vai gostar