5 alimentos que são boas apostas no Verão

Manter uma dieta balanceada e saudável é ainda mais importante durante a estação

alimentos para o verão
Foto: Shutterstock

Altas temperaturas, umidade e sensações térmicas intensas demandam cuidados redobrados com a alimentação e hidratação durante a estação mais quente do ano. Mas quais seriam os alimentos para o Verão? Aqueles mais indicados para a prática de atividades físicas e que ainda podem ajudar a evitar a fadiga do corpo e na sua recuperação.

Optar pelos ricos em vitaminas e água pode ajudar a evitar problemas de saúde e a sensação de mal-estar com o calor. Para garantir a saúde e energia durante os dias mais quentes, a nutricionista Tâmara Tambellini montou uma lista de alimentos para o Verão. Vale tentar investir neles!

5 alimentos para o Verão

FRANGO E PEIXE: segundo a nutricionista Tâmara Tambellini, as carnes magras (cozidas, grelhadas ou assadas) são facilmente digeridas e menos calóricas do que as carnes vermelhas. Ricas em proteína, também ajudam a diminuir as inflamações e oleosidade da pele, comuns durante a estação.

FRUTAS: fontes de vitaminas e sais minerais, as frutas devem sempre fazer parte de qualquer cardápio, principalmente durante o Verão. Aquelas com maior quantidade de água como melancia, abacaxi, laranja e melão podem ser consumidas com mais frequência para auxiliar no processo de hidratação.

alimentos para o verão

Foto: Getty Images

ÁGUA DE COCO: além de hidratar o corpo naturalmente, a água de coco também é rica em potássio, hidrata a pele e elimina toxinas.

GRÃOS: os grãos integrais são complementos ideais para as verduras e legumes. São ricos em fibras, nutrientes e mais saudáveis que as versões refinadas. Linhaça e chia, ricas em ômega 3, são ótimas opções, já que previnem a desidratação da pele.

VERDURAS E LEGUMES: assim como as frutas, as verduras e legumes também são importantes fontes de água e sais minerais, ideais para manter o corpo hidratado. Durante o Verão, é essencial consumir saladas e legumes cozidos em todas as refeições.

Evite!

Frituras e alimentos com grande teor de gordura e açúcar são mais mais difíceis de serem digeridos e podem provocar a sensação de fadiga e falta de disposição em dias quentes.

Para substituir doces como sorvete, procure preparar uma versão caseira e saudável. “Congele frutas em pedaços por algumas horas, retire por cerca de 15 a 20 minutos e bata no liquidificador ou multiprocessador até que virem um creme. As combinações de banana e morango ou manga e hortelã ficam uma delícia!”, aconselha a nutricionista.

alimentos para o verão

Foto: Pixabay

Evite também bebidas alcoólicas, que são extremamente calóricas e desidratam o corpo. A dica é preparar drinks com frutas doces, que dispensam a adição de açúcar. “Também é importante observar com atenção os locais e restaurantes ao fazer refeições fora de casa, procurando lugares com higiene adequada, pois os riscos de contaminação e intoxicações alimentares são maiores durante o Verão.”, afirma Tâmara.

Gostou de saber os alimentos para o verão? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você