Qualquer atividade física praticada de forma regular já garante muitos benefícios para o nosso corpo. Inclusive, a caminhada é uma ótima ideia para os iniciantes. No entanto, se você apertar o passo e passar a correr mais rápido, vai aumentar o gasto de calorias e irá acelerar ainda mais seu metabolismo.
Como nem tudo são flores, fazer esse aumento não é tão fácil. Muitos acabam se acomodando pelo caminho. Então separamos três dicas importantes para que você consiga aumentar o ritmo de maneira gradual e alcançar seus objetivos da mesma maneira que corre: mais rápido! Confira!
1. Para correr mais rápido, você tem de aumentar o ritmo nos treinos. E para chegar lá, você tem de começar com sessões mais curtas, durante as quais vai se acostumando ao estímulo extra. As altas intensidades ensinam o corpo a fazer um recrutamento muscular mais eficiente e a usar o lactato como combustível. Em pouco tempo, você será capaz de manter esse nível de esforço por mais tempo.
2. Se você corre pelo menos há dois meses três vezes por semana, seus músculos, ossos e articulações já estão prontos para começar a enfrentar mais velocidade. Comece a introduzir, pouco a pouco, 30 segundos de aumento gradual de velocidade em um dia de trote suave.
3. Os treinos curtos e intensos têm a vantagem de (se você não se incomoda com a intensidade) não sobrecarregarem tanto as articulações dos novos corredores como os treinos longos e permitem treinar mais frequentemente. Experimente fazer 10 séries de 30 segundos de trote mais rápido com descansos de 2 minutos em um ritmo confortável. É menos tempo que 25 minutos de corrida contínua e queima muito mais calorias.
Por fim, lembramos que para que o metabolismo continue elevado e consumindo ácidos graxos após a atividade física, é bom evitar fazer qualquer refeição no espaço de até 1 hora do fim do exercício.