Cada exercício lhe credencia para obtenção dos seus resultados para hipertrofia. Não é, mesmo? A cada estudo, análise sempre surgem novos termos, que às vezes confundem a execução da técnica. Nesse sentido, veja na sequência que existe a diferença no agachamento entre back e front squat.
Análise
“Back squat: agachamento tradicional com barra nas costas, o centro de gravidade fica no quadril, concentrando mais sobre o glúteo e lombar! Quanto maior a flexão do quadril para equilibrar o movimento, maior ativação da musculatura do glúteo máximo, aumentando cerca de 33% em relação ao Front Squat”, disse o personal trainer Fernando Dragão.
“Front squat se difere da execução do agachamento tradicional pelo fato da carga posicionar-se à frente do corpo, exigindo uma postura mais vertical e minimizando a flexão da lombar. Fazendo com que o vetor resultante de força desloque-se para frente, agregando um maior grau de dificuldade de execução do movimento e gerando um acionamento maior das unidades motoras do quadríceps em 15% em relação ao back squat”, detalha o personal.
Fernando ainda adianta que o agachamento é o exercício multiarticular, reconhecido como “padrão ouro” no ganho de força, trabalha os membros e músculos inferiores de uma forma bem completa, além de fortalecer nosso core, músculos que suportam e estabilizam a bacia, pelve e abdome.
Qual que eu devo fazer?
O glúteo está ótimo e objetiva evoluir o quadríceps? Escolha o front squat. Se o seu quadríceps já está legal e quer melhorar o glúteo, selecione o back squat. Há ainda a possibilidade de fazer os dois no caso de indecisão. “Na dúvida faça os dois. É válido ressaltar que o Front Squat é muito mais difícil de executar, portanto, não é indicado fazê-lo sem acompanhamento. E pode ser um pouco desconfortável por segurar a barra com Deltoide Anterior”, termina.
Fonte: Fernando Dragão