Refrescante, saborosa e com baixo valor calórico, a melancia é presença garantida na mesa de muitos brasileiros, especialmente nos dias mais quentes. Mas seus benefícios vão muito além da hidratação. A nutricionista do Hospital Sírio-Libanês, Fernanda Lima, destacou quatro vantagens que essa fruta pode trazer para a saúde — e algumas delas podem surpreender.
Veja 4 benefícios da melancia a seguir:
1. Apoio no emagrecimento
“A melancia é um alimento de baixa densidade calórica, rica em água e fonte micronutrientes, como vitamina A, C, magnésio, fósforo e potássio. Podendo ser uma aliada para compor dietas com restrição calórica. No entanto, vale ressaltar que nenhum alimento isolado tem capacidade de emagrecer ou engordar uma pessoa”, comentou Fernanda.
2. Mais volume e sabor na dieta
Uma fatia fina de melancia tem, em média, 100g e apenas 30 kcal, o que possibilita incluir até três porções de frutas ao longo do dia.
“Mas o ideal é quando possível variarmos as frutas que ingerimos como forma de nos beneficiar dos diferentes nutrientes que cada uma tem e, também, para termos uma alimentação mais diversa e saborosa”, ponderou Lima.
3. Aliada nos treinos
Rica em água e em nutrientes, a melancia pode vir na dieta antes, durante ou depois da atividade física. A explicação está em um de seus componentes: o aminoácido L-citrulina, que tem ação vasodilatadora e facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.
“Alguns estudos mostram que a l-citrulina pode estar associada a melhora da frequência cardíaca e redução da fadiga muscular em praticantes de atividades físicas. Além disso, por ser rica em água no pós-treino é uma excelente opção para auxiliar na hidratação”, detalhou.
4. Combate ao inchaço
Por fim, mais de 90% da melancia são água, o que garante um efeito diurético no organismo. Ainda assim, a nutricionista alerta: “Nenhum alimento sozinho tem o poder de desinchar a barriga, mas a melancia por ser um alimento composto de 90% de água tem um efeito mais diurético sobre nosso corpo. Vale ressaltar que para evitar o inchaço abdominal é necessário combinar uma hidratação adequada, alimentação a base de alimentos in natura, evitar alimentos ultraprocessados e a prática de atividade física”, acrescentou.
