Resumidamente, a bicicleta ergométrica é o aparelho que simula os movimentos da bicicleta tradicional. É o tipo de exercício projetado em ambientes fechados, como as academias e casas. Ainda assim, o seu uso gera dúvidas para quem está em busca da plena forma, exemplo: dá para emagrecer somente com a bicicleta ergométrica?
Saiba mais sobre o impacto da bicicleta ergométrica para emagrecer
“Sim. A prática da bicicleta ergométrica facilita no emagrecimento, porém não é o principal fator para tal. Para quem não está fazendo nada há muito tempo ou sedentário qualquer chacoalhada no corpo gera resultado”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o personal trainer Cássio Fidlay.
Portanto, não é apenas a bicicleta ergométrica que será capaz de alavancar o seu processo de emagrecimento e essa prática precisa ser conciliada com outro exercício físico para que os resultados sejam satisfatórios.
“Porém, chega uma hora que só a bike não faz mais tanto efeito assim. Em vez de você perder só gordura, você pode começar a perder massa muscular e isso já não é mais emagrecimento”, orientou Cássio.
Então, o que fazer junto com a bicicleta ergométrica?
A dica fica para realizar os exercícios anaeróbicos, conhecido pelas atuações em diversos grupos musculares por um período constante. A musculação também é sugerida devido ao seu trabalho contra resistência junto com a força prevalente aeróbia com o intuito de intensificar o substrato energético.
“A prática da musculação, força prevalente anaeróbica em conjunto a bike e a força prevalente aeróbia é o casamento perfeito para o emagrecimento. Pois os resultados de executar as duas práticas juntas fazem com que seu corpo fique fortalecido, sem retenção hídrica e baixo percentual de gordura. Faça bicicleta ergométrica, mas nunca deixe de praticar a musculação”, finalizou Cássio Fidlay.
Dados
As orientações desse educador físico coincidem com atual momento do Brasil. Os brasileiros estão em segundo lugar no ranking mundial dos que vão à academia. Essa pesquisa foi feita pelo Cupom Válido com dados da Numbeo, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Statista.
O experimento acusou que mais de 21% da população nacional se exercita na academia e o empate com a África do Sul no segundo posto dessa classificação. A Índia ocupa a ponta da tabela com 24% e logo atrás dos brasileiros e sul-africanos aparecem China (20%), Austrália e Suécia (19%), Finlândia (15%) e México, Espanha e Reino Unido (14%).
Já o trabalho de pesquisa da YouGov citou que a “parcela” de 48% dos brasileiros tenta perder peso. Sujeitos acima de 18 anos foram abordados nessa proposta de 1 de janeiro até 02 de março de 2023.