Se divertiu de forma intensa no verão ao ponto de não dar a mínima, tanto na alimentação quanto ao exercício físico? Não se culpe, ou seja, você não foi a primeira e muito menos a última pessoa que fez essa escolha. No entanto, há a chance de se reerguer e, nesse sentido, veja na sequência como manter o foco depois do verão.
As dicas para estar 100% depois do verão
Educação física
Nada de pensar que está tudo bem da atual maneira, isto é, corra imediatamente atrás do prejuízo. O adiamento vai trazer um prazer momentâneo na alimentação, que logo no futuro vai lhe expor consequências terríveis para sua composição corporal. Baseie-se no poder do pensamento positivo.
“Se eu for deixando, vou me acomodar porque é confortável ficar sedentário, ter alimentação baseada em gordura e carboidrato. É gostoso. Se nós não trabalharmos essas questões com a mente, ocorre uma sabotagem e quando a pessoa percebe já finalizou o ano com estilo de vida ruim”, disse para o Sport Life a educadora física e personal trainer Janaina Candido.
Janaina cita logo depois que uma pessoa precisa fixar os dias e horários de treino principalmente para quem é displicente. Essa rigidez denota o primeiro passo para voltar e manter uma rotina. A alteração na agenda só é viável em meio aos imprevistos diários.
“Vivemos em um mundo agitado em que as pessoas querem tudo para ontem. Então, antes de iniciar essa retomada é traçar metas, que são sustentáveis ao longo da sua vida e colocar metas em curto, médio e longo prazo para não gerar lá na frente frustração”, garante a personal trainer.
Nutrição com aquele toque no esporte
A hora da refeição faz a diferença para obtermos os nossos ganhos. Nunca esquecer de beber água regularmente e quando criar o seu cardápio aposte na variedade de alimentos.
“Se você está se sentindo arrependido de ter saído da sua rotina, não se preocupe! Agora é só voltar para o estilo de vida saudável. Tome bastante água e baseie sua alimentação em legumes, verduras, frutas, carnes, azeite e castanhas”, disse a nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca Thalita Sanches.
Está afim de alcançar um resultado expressivo em menos de um mês? Thalita vai lhe propor um objetivo. “Faça atividade física por 21 dias consecutivos, mesmo que seja apenas por 15 minutos. Depois dos 21 dias, você vai notar que o exercício já fará parte de sua rotina, lhe fará tão bem e que você não vai mais querer parar”, sugere a nutricionista.
Palavra do médico
“É o mais importante. Assim que possível, voltar para atividade física. Volte imediatamente para atividade que você tinha. Assim como na alimentação, você não deve comer ‘porcaria’ por mais uns dias”, afirma o médico do esporte e ortopedista Dr. Roberto Ranzini.
Quem são elas?
Janaina Candido já foi atleta de natação, é bacharel em Educação Física e pós-graduada em Biomecânica do Movimento e Treinamento Feminino pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).
Thalita Sanches formou-se em Nutrição no Centro Universitário São Camilo, é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto VP e realiza atendimento clínico desde 2018 voltado para parte funcional e integrativa.
Roberto Ranzini concluiu a faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), é membro titular da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), e médico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.