Vida longa na corrida: 10 dicas para manter a saúde e o bom desempenho

A corrida é um esporte democrático, mas exige alguns cuidados para que o corpo não se sobrecarregue. Veja como manter a saúde no esporte

corrida saúde
Foto: Thinkstock

A lista de efeitos positivos proporcionados pela prática da corrida é enorme: melhora da capacidade cardiorrespiratória, controle do peso, fim da insônia e do estresse, mais disposição e até mesmo uma mudança completa do estilo de vida. Não é à toa que quem arrisca os primeiros quilômetros acaba se apaixonando e se dedicando cada vez mais à atividade. Correr pode virar um projeto de longo prazo que acompanha os atletas por anos, ou até pela vida.

Quem já corre há algum tempo sabe que para manter a disposição para os treinos e dar continuidade à evolução na atividade é necessário inserir cuidados com a saúde, bem-estar e segurança na rotina. O desempenho do corredor, além da frequência de treinos, está diretamente ligado à alimentação, atividades físicas extras e também ao próprio modo de correr.

Se a corrida entrou na sua vida para ficar, alguns cuidados são obrigatórios para que nada fique entre você os quilômetros a serem percorridos. Sem prejudicar o desempenho e sempre usando aproveitando o melhor que a corrida pode proporcionar para a saúde. 

Confira 10 dicas para manter a saúde e o bom desempenho do corredor:

Edição: Nataly Paschoal

Recomendadas para você