Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Criança vegana? Como garantir os suprimentos aos mais novos

Existem crianças, preocupadas com a exploração animal que estão se tornando veganas. Mas como dar uma alimentação adequada à elas?

Criança vegana? Como garantir os suprimentos aos mais novos
Foto: Shutterstock

Antigamente, era um padrão infantil: comer muito doce, se lambuzar com um hambúrguer ou disputar uma asinha de frango no churrasco de domingo. Contudo, atualmente já existem crianças veganas, que eliminaram desde cedo a carne, o ovo, o leite e seus derivados da dieta. A transformação, quando os pais já adotam a dieta, costuma ser mais tranquila, mas, no caso daqueles que se deparam com esta recusa alimentar do filho, é preciso ficar atento para garantir que todos os nutrientes estarão presentes às refeições.

Segundo a pediatra Aline Magnino, do Grupo ProntoBaby, a falta de alimentos de origem animal e de laticínios pode gerar uma deficiência de ferro, vitamina B12, cálcio e zinco, mais presentes na carne, frango e peixe. Por isso, diz ela, as crianças veganas precisam receber orientação de um pediatra, nutrólogo ou nutricionista. Estes profissionais vão poder indicar que alimentos devem ser ingeridos e também a quantidade necessária de cada um deles para manter as crianças e adolescentes saudáveis.

A deficiência do ferro pode ocasionar anemia, alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento do sistema imunológico e diminuição da capacidade ativa. O ferro presente nos vegetais, frutas e cereais possui um um biodisponibilidade menor do que a forma presente nas carnes, aves e peixes. Além disso, os fitatos, fibras, cálcio e polfenóis, que estão presentes em maior quantidade nas dietas veganas, diminuem a absorção do ferro”, alerta Aline.

Para aumentar a absorção do ferro, ensina a pediatra, existem alguns “truques”. Um deles é deixar o feijão de molho por cerca de 12 horas para diminuir os fitatos, que atrapalham a disponibilidade do mineral. Também é importante aumentar o consumo de farinha de trigo e de milho, de hortaliças como nabo e brócolis, e de frutas como limão e laranja. Aline lembra ainda que crianças até dois anos devem, independente da dieta, receber suplementação de ferro, uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Com algumas desvantagens, é importante que os pais desestimulem o veganismo? Claro que não. Ele também traz benefícios, como menor ingestão calórica e de gorduras saturadas, e maior consumo de vegetais, fibras e frutas.

“Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Associação Dietética Americana (ADA) e a Sociedade Canadense de Pediatria (SCP), uma dieta vegetariana orientada, acompanhada por um especialista, é capaz de promover o crescimento adequado a todas as crianças e adolescentes, desde que eles sejam monitorados e, algumas vezes, suplementados”, completa.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Lembre-se que um vegano pode se tornar musculoso

Saúde

Tipo de doença é a campeã pelo Brasil e no mundo

Nutrição

Saiba como incentivar os pequenos a se alimentarem bem, sem que isso crie problemas para o paladar

Saúde

O modelo alimentar é reconhecido pelo alto teor de fibras e antioxidantes