Basta ouvir hipertrofia para vir a mente aquela imagem estereotipada de um sujeito musculoso e, também, muitas dúvidas. É comum a indecisão ainda mais para quem é iniciante na musculação e quando se pensa em treinamento de qualidade existe o “preço” a ser pago. Nesse sentido, como fazer drop-set para hipertrofia máxima?
Orientação do drop-set para hipertrofia
“Nós podemos utilizar o drop-set, que consiste em fazer o seu exercício normalmente como programado: por exemplo, supino 4×12, você irá fazer a 1º, 2º e a 3ª série normalmente, levando todas até a falha, e ao final da quarta série (também até a falha) nós reduzimos o peso em mais ou menos 10% a 20% e continuamos o nosso exercício até a falha (isso sem nenhum tipo de descanso)”, afirma o treinador Leandro Twin.
Sobre os detalhes desse método em prol da hipertrofia máxima, Leandro argumenta que essas séries são cumpridas de acordo com o seu limite e que o foco não está na repetição.
“Isso irá contar como uma série a mais no drop-set, normalmente nós executamos de 2 a 4 séries de drop-set, então você reduz de 10% a 20% e vai até onde der, reduz mais 10% ou 20% e vai até onde der. O número de repetições não importa! Você simplesmente tem que levar a exaustão antes de fazer um novo reajuste de carga para a próxima série dropada”, esclarece.
Método
Twin acrescenta logo na sequência a sua preferência de trabalho com os seus alunos, cita a técnica que gosta e destaca que o drop-set não se aplica em todos os músculos.
“Normalmente, eu gosto de trabalhar com os meus alunos usando no mínimo 1 técnica avançada por grupamento muscular. Você não precisa usar drop-set em todos os grupos musculares, você pode usar em cada grupamento muscular um tipo de técnica avançada para uma melhora específica”, comenta.
O que é isso?
O foco do drop-set é conciliar a hipertrofia com resistência muscular localizada. Esse trabalho em conjunto melhora a resistência muscular localizada dessa região, que é muito acionada. As técnicas avançadas são parceiras do treinamento com metas estipuladas.
Fonte: Leandro Twin