Quem pratica o esporte há algum tempo sabe como é essencial escolher bons equipamentos de natação. Óculos, pranchas e uma roupa adequada podem fazer toda a diferença durante os treinos e desenvolvimento de novas técnicas. Nadar no mar exige ainda mais atenção, já que garantir a segurança do atleta e prevenir qualquer tipo de incidente é fundamental. Para os iniciantes, os equipamentos certos podem ser úteis para focar nos primeiros movimentos e, principalmente, nos trabalhos de força e resistência muscular.
O maratonista aquático Samir Barel, patrocinado pela Aqua Sphere, deu 5 dicas para escolher os equipamentos de natação ideais e de acordo com o objetivo de cada nadador.
Equipamentos de natação
-
-
1. O BÁSICO: quem é iniciante no esporte ou está desenvolvendo novas técnicas pode investir em alguns equipamentos para aprimorar o desempenho. O flutuador é ideal para isolar o batimento das pernas e fazer com que o nadador foque apenas no movimento dos braços, trabalhando força e resistência. A prancha isola o movimento dos braços e foca apenas no trabalho das pernas. Para as técnicas de braçada e coordenação os palmares são indispensáveis, assim como o pé de pato para o desenvolvimento da pernada. (Foto: iStock.com/Getty Images)
-
-
2. OS ÓCULOS IDEAIS: os óculos são o primeiro item da lista de equipamentos indispensáveis e que merecem atenção no momento da escolha. A dica é sempre buscar referências com quem já usou e experimentar no momento da compra. “Os óculos podem ser colocados no rosto sem a borracha na cabeça. Se ele se prender aos olhos apenas com a sucção feita, a probabilidade de ser ideal é grande”, explica Samir. Quem nada em águas abertas deve preferir óculos com lentes escuras ou espelhadas, para que a luz solar não prejudique a visão. As lentes mais claras são ideais para quem nada onde há luz artificial. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
3. A ROUPA CERTA: para garantir conforto e, consequentemente, um bom desempenho, as roupas também devem ser escolhidas com atenção. Maiôs e sungas devem oferecer o menor atrito possível, serem resistentes ao cloro e não devem ficar muito justas ao corpo. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
4. EQUIPAMENTOS ADICIONAIS: para diferentes objetivos e evolução de determinadas técnicas, alguns equipamentos específicos podem auxiliar o nadador. O extensor é adequado para exercícios resistidos dentro e fora da água. O borrachão (câmera de pneu ou borrachas que prendam a perna) dificulta a execução da braçada, aprimorando o desempenho da mesma. “Pode ser utilizado com ou sem flutuador, pois apresentam diferentes graus de dificuldade”, esclarece o nadador.
Os tampões de ouvido e de nariz evitam a entrada indesejada de água e podem auxiliar quem tem dificuldade em segurar a respiração debaixo da água, além de evitar possíveis dores. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
5. EM ÁGUAS ABERTAS: a prioridade é evitar nadar sozinho. Caiaque ou stand up com outra pessoa acompanhando é uma das medidas de segurança mais eficientes. Usar toucas de cores chamativas também ajuda a evitar acidentes com embarcações e garante uma localização mais imediata. As boias de salvatagem com uma corda amarrada na cintura funcionam como boias salva-vidas e também são indispensáveis. “Enquanto o praticante nada a boia flutua atrás. Em caso de cãibra ou cansaço excessivo, o nadador pode se agarrar a ela e descansar ou solicitar socorro”, informa Samir. (Foto: Shutterstock.com)
Edição: Érika Alfaro