Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

A escolha do tênis influencia nas lesões?

O que, de fato, existe de evidência científica sobre a possível relação entre o uso do tênis e as lesões na corrida? O especialista Renato Dutra responde

tênis
Foto: iStock

Há décadas se propaga o conceito entre os corredores de que é necessário dispor de um tênis com bom sistema de amortecimento para proteger contra o impacto. Além disso, os fabricantes competem divulgando seus sistemas que foram desenvolvidos para uma corrida sem lesões.

Recentemente um outro conceito surgiu por meio dos tênis minimalistas, que oferecem o mínimo de proteção ao atleta durante a corrida, inclusive proponentes do ato de correr descalço. No entanto, o que de fato existe de evidência científica sobre a possível relação entre o uso do tênis e as lesões na corrida?

tênis

Foto: iStock

O que a ciência diz sobre a escolha do tênis

Um estudo muito confiável revisou centenas de pesquisas sobre os fatores mais relacionados à incidência de lesões em corredores. Dotado de um crivo bem criterioso, centenas de estudos foram descartados, justamente por não serem metodologicamente confiáveis. Sobre os estudos que preencheram os critérios técnicos, encontrou-se uma relação entre a distância semanal percorrida, diferença de comprimento entre as pernas e a incidência de lesões. Mas nada sobre tênis…

Outros autores revisaram estudos sobre o que de fato há de científico sobre o suposto benefício dos tênis minimalistas e dos tradicionais. De novo, ainda há pouquíssima evidência para ambos. A discussão sobre os minimalistas gira em torno de um ganho em termos de antecipação e magnitude de resposta das estruturas das pernas durante o contato do pé com o solo. Dessa forma, haveria maior proteção contra lesões. Por outro lado, no mesmo estudo também se especulou que esse tipo de corrida poderia gerar outros tipos de lesões. Em resumo, as lesões só mudariam de lugar e de característica.

 

Veja também: 3 treinos poderosos para emagrecer

 

Para finalizar, um estudo de revisão voltado para tentar esclarecer se os tênis com amortecimento, controle de pronação etc, de fato nos protegem contra lesões… E mais uma pergunta sem resposta. Os resultados apenas destacam a hipótese de que corredores tendem a selecionar intuitivamente modelos que não alterem o próprio padrão de movimentos do pé/tornozelo.

E aí você me pergunta: “Mas professor, devo ou não usar tênis para correr? E os minimalistas?”. A minha prática e orientação é a de que devemos andar mais descalços no dia a dia, além de fortalecer a musculatura dos pés, que é fácil e leva dois minutos (já falei sobre o assunto na edição de agosto). E correr com tênis convencionais, amortecimento básico (entressola intermediária) e sem controle de movimento.

 

Fonte:

1-Br J Sports Med 2007;41:469–480.

2- Current Sports Medicine Reports. Volume 11 & Number 3 & May/June 2012

3- Br J Sports Med 2015;0:1–6;

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Resumidamente, deve-se evitar produtos industrializados

Nutrição

Entenda o que acontece no seu corpo quando você inclui esse item na dieta

Saúde

Atividade física melhora o funcionamento do corpo e eleva o bem-estar

Nutrição

Stevia é um adoçante natural que conquista a cada dia o paladar dos brasileiros

Nutrição

Nutrientes que são os três "melhores amigos" dessa proposta

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Tema é alvo constante da ciência e de esportistas amadores

Corrida

Certos produtos são indispensáveis para manutenção da pele

Começar a correr

Especialista em fisiologia do exercício e nutrição esportiva, André Della Creche explica como iniciar os treinos na academia e se manter firme na atividade...

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”