Exercícios físicos podem melhorar o desempenho no trabalho

Você acha que não está rendendo seu máximo durante o expediente? Treinar pode ser a solução para esse problema

A foto mostra uma mulher subindo uma escada com uma maleta em mãos e vestindo um terno preto. A imagem ilustra o tema do post sobre como os exercícios físicos podem melhorar o desempenho no trabalho. Ao fundo, está um céu nublado
Foto: Shutterstock.com

A rotina de trabalho pode ser muito estressante, uma vez que o profissional deve lidar com prazos apertados, imprevistos, questões burocráticas e outros fatores que contribuem para um quadro de saúde negativo. A fim de melhorar o desempenho no trabalho e obter cada vez mais conquistas, um caminho eficiente é a prática de atividades físicas.

Segundo Diego Leite de Barros, fisiologista do Hospital do Coração (HCor), durante a execução do exercício, “aguçamos os sentidos e diminuímos a tensão. Isso desencadeia uma série de benefícios mentais e emocionais que, certamente, produzem um impacto bastante positivo na rotina de trabalho de qualquer indivíduo”. Com isso, além desse período ficar mais leve, quadros relacionados à circulação sanguínea, como a hipertensão (pressão alta), podem ser atenuados.

Outro ponto favorável está ligado à regulação do ânimo da pessoa. Isso porque o indivíduo que foge do sedentarismo “costuma ter uma melhora significativa no humor. Tal fator contribui não só com a qualidade do trabalho em si, mas também com os relacionamentos interpessoais que, como sabemos, são uma parte fundamental do cotidiano profissional hoje em dia”, explica Diego.

Para adquirir tais vantagens e melhorar o desempenho no trabalho, o especialista sugere duas alternativas:

1. Treinos aeróbicos: natação, corrida, caminhada, ciclismo e dança são exemplos de atividades que não possuem um alto grau de complexidade e ainda não são muito intensas (pelo menos no início).

Dessa maneira, incluindo alguma delas no seu cotidiano, pode se preparar para desafios maiores no futuro e, assim, adquirir cada vez mais pontos positivos à sua saúde. Dentre tais modalidades, Barros ressalta a natação, “já que o contato com a água é muito eficiente na tarefa de descarregar a tensão acumulada após um longo dia de expediente”, afirma o especialista.

A foto mostra uma mulher nadando, com os braços esticados, totalmente submersa em uma piscina. A natação é um dos exercícios indicados para melhorar o desempenho no trabalho

Foto: iStock.com/Getty Images

2. Pequenas mudanças: quando se fala em tomar a iniciativa de alterar alguns hábitos para não ter uma vida sedentária, não é necessário pensar em grandes objetivos no início, como correr uma maratona, principalmente se a sua rotina não é tão flexível para isso.

Caso falte tempo durante o seu dia para se dedicar a realização de exercícios, experimente acordar um pouco mais cedo e vá caminhar ou à academia.

Porém, se não encontrar disponibilidade para desempenhar a tarefas mesmo assim, ao longo do dia, você “pode aproveitar a hora de almoço ou algum outro intervalo para praticar ações mais simples, como levantar pesos de mão, fazer agachamentos, polichinelos, flexões, abdominais ou mesmo dar algumas voltas a mais no quarteirão”, indica o fisiologista.

Lembrando que essas são apenas sugestões de como incluir a atividade física na sua rotina e melhorar o desempenho no trabalho. Na SportLife, apresentamos várias modalidades para você colocar o corpo em movimento e adquirir mais bem-estar!

 

Tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!

 

Consultoria: Diego Leite de Barros, fisiologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você