HIT e HIIT. Você sabe a diferença? Tanto o HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade), quanto o HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade) ajudam a diminuir a gordura corporal em um treino rápido. São uma combinação de atividades cardiovasculares e neuromusculares com o objetivo de emagrecimento com segurança e eficiência.
De acordo com Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da Smart Fit, os treinos de HIT e HIIT elevam o metabolismo, promovendo a perda de peso e favorecem o emagrecimento. “O indivíduo passa a gastar mais calorias usando como combustível a própria gordura, não apenas no período do treino, mas durante as 24 horas do dia, simplesmente para manter o seu corpo em funcionamento”, explica Carnevali. “Esse é um método de atividade que consiste em intervalos ativos ou passivos. O que faz a pessoa emagrecer é a resposta do seu organismo ao estímulo do treino”, complementa.
Ao contrário do que se pensa, após um pequeno período de adaptação, os treinos HIT e HIIT podem ser praticados por qualquer pessoa, já que a intensidade é relativa ao nível de aptidão física de cada praticante.
Confira três motivos para apostar no HIT e HIIT:
Aumenta o metabolismo basal: os treinos HIT e HIIT são capazes de aumentar o consumo de oxigênio e o volume de massa muscular. Ou seja, aumentam a quantidade de energia gasta pelo corpo para manter suas funções básicas durante todo o dia.
Maior gasto calórico, redução de gordura corporal: durante uma atividade de alta intensidade, o praticante aumenta a demanda de oxigênio, e isso cria um débito que será reposto durante o período de intervalo. Ou seja, mesmo nos momentos de recuperação, o corpo continua queimando calorias e gordura.
Melhora da capacidade neuromuscular e cardiorrespiratória: o treino HIT, praticado na esteira da academia, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Já o HIIT é uma proposta de treinamento que aumenta a resistência muscular.
Descubra como o trabalho excessivo pode prejudicar sua saúde. Baixe nosso e-book e saiba mais.
Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: Instagram, Facebook e Twitter!