Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Conheça os impactos que o excesso de treino pode causar no seu corpo

Saiba o que pode acontecer com você se os treinos de corrida passarem da conta

excesso de treino

Excesso de treino não é sinônimo de vida saudável. Pelo contrário. Saiba o que pode acontecer com você se treinar demais:

 

via GIPHY

“Engordei, apesar de estar treinando direto”

Excesso de treino, acredite, aumenta a massa gorda. Isso se deve ao aumento dos níveis de certos hormônios decorrentes do excesso de atividade física, entre eles, o cortisol. Associado a essa elevação, ocorre a inibição dos hormônios que habitualmente ativam o crescimento da massa muscular, caso da testosterona. Esse sinal indica que o seu organismo está menos eficiente para queimar massa gorda e que está na hora de treinar menos e descansar mais.

 

via GIPHY

“Não consigo dormir”

Um dos alertas de excesso de treino é a insônia. A resposta do corpo a situações de treino elevado regular  é o aumento da atividade do sistema nervoso simpático, responsável por responder a situações de estresse. O metabolismo fica mais acelerado durante a recuperação. Com isso, a frequência cardíaca de repouso fica mais elevada, daí a dificuldade para dormir nos períodos de treino excessivo. Portanto, se você sentir que está dormindo mal e desconfia que pode ser do treino, alivie um pouco a carga e verá que voltará a dormir como antes.

 

via GIPHY

“Não sei o que está acontecendo comigo, mas ultimamente fico doente por nada”

O que pode, afinal, estar provocando as constantes dores de garganta, gripes,  nariz sempre congestionado, tosse e outros sintomas? Em circunstâncias extremas, o organismo responde da pior forma ao exercício, e o que supostamente deveria contribuir para a sua saúde está deteriorando o seu sistema imunológico e levando você a ficar doente. O corpo tem uma capacidade fantástica de tomar decisões por você! Se você se exagerar e não der a ela a chance de se recuperar, ele vai dizer “chega” e forçá-lo a descansar porque o colocou de cama.

 

via GIPHY

“Ando sempre irritado”

Parece que você não tem paciência com nada e que só está bem quando está correndo? Procure avaliar se não está treinando demais. Com o excesso de treino, o organismo produz hormônios que podem causar irritabilidade e ansiedade. Por outro lado, a liberação de endorfinas proporcionada pelos treinos transmite uma sensação de bem-estar físico e mental que acaba por tornar a sua corrida e os momentos que seguem a ela os pontos mais altos do seu dia. Procure encontrar um ponto de equilíbrio, para que a corrida continue a ajudá-lo a se sentir bem.

 

via GIPHY

“Tenho cada vez menos fome”

O aumento do volume de treino está intimamente ligado ao aumento das necessidades energéticas. Seria de se esperar, então, que quanto mais treina, mais você precisa de energia. Isso funciona até certo ponto. Quando você ultrapassa a barreira do razoável, o corpo se volta contra você. Mais uma vez, os hormônios são responsáveis por essa regulação. A epinefrina e a norepinefrina podem inibir o apetite em situações extremas associadas ao excesso de treino. Não deixe que a corrida o conduza a isso, porque é essencial se alimentar bem para poder continuar a treinar como tanto gosta.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Saúde

Lembre-se que nunca é tarde para iniciar uma vida física ativa