O café da manhã é a primeira refeição do dia, mas mudou muito ao longo dos tempos. Se antigamente um café e um pão eram suficientes, atualmente já se sabe que o melhor é ter uma refeição completa, com todos nutrientes que o corpo precisa.
Então, não deixe de conferir abaixo como fazer um desjejum completo!
- Proteínas
Assim com qualquer refeição, o café da manhã deve ser composto por diferentes grupos alimentares. Portanto, não deixe de fora as proteínas, elas liberam uma substância que sinaliza a sensação de saciedade para o cérebro. Elas demoram mais para serem digeridas e absorvidas e, com isso, controlamos mais o nosso apetite. Algumas ótimas opções de fontes proteicas para a primeira refeição do dia são ovos mexidos, peito de peru blanquet, queijo branco, patê de atum, patê de frango, nozes, castanhas e leite desnatado.
2. Ovos
O ovo é nutritivo, tanto que seu valor nutricional é comparado com o leite materno. Ele possui todos os aminoácidos essenciais, além de ser rico em vitamina A e vitaminas do complexo B. E você colocá-lo de várias maneiras no café da manhã: mexido, cozido, omelete, quente ou pochê.
3. Chia
Encontrada em grão e farinha, essa semente é rica em antioxidantes, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, eletrólitos e fitonutrientes, além de ser uma das maiores fontes vegetais de ômega-3. Não bastassem tantos nutrientes, a sementinha ainda causa sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso. A recomendação diária – tanto do grão quanto da farinha – é de uma a duas colheres. Ela pode ser adicionada em saladas, iogurtes, frutas e sucos no café da manhã.
4. Café mediterrâneo
A dieta mediterrânea, à base de azeite de oliva, castanhas, peixe, frutas e verduras, é considerada hoje em todo o mundo uma das melhores e mais completas. Que tal, então, adaptá-la para o café da manhã brasileiro? O azeite pode ser usado nas receitas de ovos ou em uma fatia de pão integral, e os vegetais, incluídos em sucos desintoxicantes.
5. Óleo de coco
Outro ingrediente que vem sendo aclamado como uma poderosa arma contra a gordura. Extraído pela prensagem da carne do coco fresco maduro, ele tem função termogênica. Ou seja, que gera calor e ajuda a queimar calorias. Para incluí-lo no desjejum, o recomendado é misturar uma colher de sopa dele ao leite ou no cereal.