Qualquer tipo de exercício físico pode ser benéfico para a saúde, desde que praticado corretamente e com a supervisão de um profissional. Com a corrida não é diferente. Essa prática vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente, porque pode ser feita em qualquer lugar, sem precisar marcar horários ou ter aparelhos específicos. No entanto, a educadora física e coach em corrida, Vanessa Furstenberger, destaca que correr também exige alguns cuidado básicos. Confira o que ela definiu como MITOS e VERDADES sobre a corrida:
VEJA TAMBÉM: Inverno fit: 5 receitas de sopas saudáveis e saborosas
Óleo de coco, peixe, cártamo…afinal, qual é o melhor?
Nutrição esportiva: 10 coisas que você precisa saber
Gestantes não podem correr?
MITO. O ideal é que não se pratique a corrida durante o primeiro trimestre de gestação principalmente gestantes que nunca correram antes ou acabaram de iniciar a participação na corrida. Vanessa explica que a corrida causa muito impacto e aumenta demais a frequência cardíaca, o que não é saudável para o bebê. No caso de gestantes que já praticavam a corrida, elas podem até continuar se necessário, mas com acompanhamento com relação à intensidade e e volume dos treinos. Na garantia talvez seja melhor mudar de modalidade e voltar às corrida após o nascimento do bebê.
Piso e calçado adequado são de extrema importância para a corrida?
VERDADE. Pisos mais duros fazem com que o impacto causado pela corrida seja maior e o calçado inadequado pode afetar também na absorção desse impacto. “Pessoas que já praticam a corrida e têm a musculatura preparada pra isso podem não ser afetadas, mas para iniciantes a escolha do piso mais macio e do calçado adequado são de fundamental importância.” Completa Vanessa.
A corrida pode ser praticada em qualquer idade?
VERDADE. A corrida pode ser praticada por crianças e também por idosos. Todos podem ser beneficiados pela corrida, o importante é fazer da maneira correta de acordo com as individualidades, particularidades, objetivos e limitação que devem ser respeitadas.
Correr sem orientação é perigoso?
VERDADE. Apesar da corrida ser uma coisa que parece fácil e pode ser feita por qualquer um, o mais indicado é em primeiro lugar passar por um médico para saber a real condição do corredor através de exames. Se tudo estiver bem é recomendado procurar um educador físico capacitado para que tudo possa ser feito da maneira correta e mais indicada para a atual situação de condicionamento físico do praticante evitando assim problemas cardíacos, lesões e outros diversos tipos de problemas que a prática mal orientada pode trazer.
Correr melhora a celulite?
VERDADE. A corrida diminui a gordura corporal, melhora a circulação e diminui a retenção hídrica que são os fatores responsáveis pelo aspecto casca de laranja.
Correr envelhece?
MITO. O envelhecimento é um processo natural que pode ser acelerado pelo aumento de radicais livres. A corrida pode provocar esse aumento, mas o organismo do corredor também se torna capaz de produzir mais antioxidantes para evitar ataque desses radicais de forma intensa. Além disso, hoje em dia uma boa alimentação acompanhada de uma suplementação para corredores de maiores distância pode cuidar muito bem dessa situação.
Quanto mais eu correr melhor será o meu condicionamento?
MITO. O volume de corrida é apenas uma das variáveis que melhoram o condicionamento. A especialista conta que existem vários outros treinos que se intercalados com o alto volume de corrida podem trazer o mesmo ou até um melhor condicionamento. São eles: treinos intervalados, HIIT, treinos em aclives e declives, dentre outros.