O que fazer primeiro: musculação ou aeróbico?

A resposta para a dúvida dependerá do resultado que se deseja alcançar. Saiba mais a seguir!

musculação ou aeróbico
Foto: Getty Images

Uma dúvida frequente nas academias é como começar o treino, musculação ou aeróbico? Alguns dizem que é preciso aquecer antes, outros preferem ir direto para os pesos. De acordo com o personal trainer, Thiago Moreira, a ordem das duas atividades dependerá do objetivo do aluno.

Se o foco é ganhar massa muscular, sendo a queima calórica apenas uma consequência disso, recomenda-se iniciar pelo treino de força. “Realizar o aeróbico primeiro, pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos posteriormente”, explica o especialista. Já se o objetivo é o emagrecimento e melhora na resistência cardiorrespiratória, é indicado fazer o contrário.

Para ter uma resistência tanto na musculação ou aeróbico é preciso ter os estoques de energia elevados desde o início. Segundo Thiago, somente dessa forma será possível aumentar a intensidade do treino escolhido e, consequentemente, o gasto calórico. “Por isso, ele deve priorizar o treino que vai lhe trazer o resultado do seu objetivo principal”, completa o profissional.

O exercício cardiovascular apresenta maior queima energética, que pode vir dos músculos. Os alunos que já treinam há bastante tempo e que estão em busca da hipertrofia, recomenda-se um intervalo de seis a 24 horas entre as duas modalidades. Outra alternativa dada pelo professor é o HIIT, por demandar menos tempo, não influenciará tanto nos treinos de força.

É importante ter em mente ainda que a musculação também é importante para quem busca o emagrecimento. “A massa muscular no corpo faz com que o metabolismo acelere e aumente o gasto calórico”, esclarece o profissional. E acrescenta. “Desta forma, para quem quer emagrecer, o ideal é realizar um treino aeróbio e, em seguida, o treino de musculação”, sugere.

Agora que você já sabe por onde começar, musculação ou aeróbico, confira os benefícios do treino de força:

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você