Se na sua cozinha, basicamente o único tempero é o sal, é hora de se aventurar nos empórios e feiras e descobrir novos sabores. Além de dar uma cara nova às receitas, muitos temperos naturais possuem substâncias capazes de trazer muitos benefícios à saúde. Então, veja alguns exemplos!
Açafrão: é uma poderosa especiaria rica em vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B, potássio e fósforo. Muito utilizado na cozinha indiana também contribui para o controle da hipertensão arterial e diabetes. Além disso, auxilia no equilíbrio do colesterol.
Gengibre: com vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, protagoniza muitas ações benéficas, como no tratamento de gripes e resfriados ao fortalecer o sistema imunológico. A raiz também atua no controle da pressão e tem ação anti-inflamatória. Por isso, melhora os sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórias, como asma e bronquite.
Tomilho: a erva melhora os sintomas de bronquite, alivia a tosse e combate infecções na boca e no ouvido. Por apresentar antioxidantes, ele ajuda a impedir a ação dos radicais livres e a proliferação de células cancerígenas.
Orégano: possui muitas propriedades nutricionais para o nosso organismo, como fortalecimento da imunidade, combate a retenção de líquido e desidratação e auxílio na digestão, além de combater gripes e resfriados. Por fim, apresenta cálcio, ferro, vitamina K e manganês.
Manjericão: o favorito de quem aprecia uma boa massa. A planta apresenta vitaminas do tipo A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro, essenciais para a manutenção de dentes e ossos.
Para facilitar a rotina, uma dica é apostar em cestas orgânicas entregues em casa. Pois, esse serviço aumentou com a pandemia, sendo encontrado em várias cidades do Brasil. A Boa Terra, por exemplo, atua em São Paulo e em alguns municípios do interior, comercializa vegetais orgânicos, entre outros.