Resumidamente, o pós-treino é o tempo para reabastecer o corpo com nutrientes essenciais para a recuperação muscular e reposição de energia. Dessa maneira, fica claro a importância de uma refeição de qualidade e sendo assim o nutricionista esportivo e clínico Dereck Oak vai citar quatro alimentos para evitar no pós-treino.
Saiba os quatro alimentos para evitar no pós-treino
Fast food
“Alimentos, como hambúrgueres artesanais ou industrializados, pizzas e outros alimentos comuns em fast foods possuem muita gordura saturada e trans, que atrapalham e prejudicam a absorção de nutrientes”, garantiu Dereck em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Doces e bebidas com alto teor de açúcar
Nunca se deve consumir no pós-treino bolos, biscoitos recheados, suco de caixinha e refrigerantes, produtos que comportam açúcar refinado. “Embora o açúcar fornece energia rápida, o consumo excessivo de açúcar causa picos de glicose no sangue, o que é seguido por uma queda abrupta, que resulta em fadiga e redução na capacidade de recuperação muscular. Além disso, o açúcar em excesso e frequente pode prejudicar a resposta insulínica do corpo, impactando a absorção de nutrientes e podendo até prejudicar a produção desse hormônio”, explicou o nutricionista.
Bebida alcoólica
O que era comum tempos atrás já não é aceito atualmente. “Antigamente, era comum consumir cerveja no pós-treino, porque se falava muito sobre os benefícios da levedura. No entanto, o consumo de álcool no pós-treino pode causar desidratação e prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo. Além de prejudicar a produção de hormônios, como a testosterona”, admitiu.
Alimentos ricos em fibras
“O consumo de fibras seja fundamental para o bom funcionamento intestinal e outros pontos para a saúde geral do organismo. Mas alimentos como legumes e verduras cruas, leguminosas e grãos integrais em excesso no pós-treino vão retardar muito a absorção de nutrientes”, encerrou Dereck Oak.