O painço é muito parecido com o alpiste. Por isso, é popularmente utilizado na alimentação de pássaros. Mas, o que muita gente não sabe é que ele também pode ser adicionado na nossa dieta. E, além disso, esse grão ainda rende muitos benefícios para nossa saúde, pois e rico em proteínas e fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo.
Maria Fernanda D’Ottavio, nutricionista do Clinic Check-up HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, recomenda o consumo diário de “120g do grão, o equivalente a quatro colheres de sopa”.
Uma das formas de consumo do painço é em forma de farinha. Nesse método, ele é adicionado às frutas, sucos e vitaminas ou cozido, por ser uma alternativa ao arroz e à farinha de trigo. E não se preocupe com as calorias, pois ele é amigo da dieta. Cada 100 g possuem 120 calorias que, além dos benefícios citados, contém bons teores de metionina, aminoácido essencial que ajuda na formação do corpo.
A nutricionista lista outros benefícios deste cereal para você inclui-lo agora à sua alimentação:
1) Saúde dos ossos: por ser rico em cálcio, o painço ajuda na prevenção da osteoporose. A ação dos cálcio fortalece nossos ossos e ajuda a evitar o aparecimento ou ainda o agravamento dessa doença, que é muito comum entre os mais idosos.
2) Previne diabetes: as fibras alimentares ajudam na absorção lenta da glicose no organismo. Ou seja, ela uma grande aliada para quem sofre de diabetes. Assim, ajuda a evitar os picos de açúcar no sangue.
3) Doença celíaca: por não conter glúten, as pessoas com doença celíaca também podem se beneficiar com o consumo do painço.
4) Antienvelhecimento: com a ação antioxidante, os polifenóis possuem características anti-inflamatórias, antiplaquetária. Isso colabora com a saúde do coração, e antienvelhecimento, por eliminar os radicais livres do organismo.