Casuais, elegantes, excelentes para lazer, atividades físicas, esportes radicais e diversas ocasiões: os tênis são tão versáteis que o mercado conta com inúmeros estilos. E na hora de escolher o seu par, é importante considerar os aspectos do produto para saber se ele se adequa à sua necessidade. “Deve-se levar em conta várias características, tanto da pessoa quanto do tipo de atividade que pretende praticar”, explica o ortopedista Fabiano Nunes. Por isso, se você deseja entrar para o mundo dos corredores ou já corre há algum tempo, mas ainda tem dúvidas sobre qual o modelo ideal, veja nossas dicas e se prepare para a próxima maratona!
De olho na pisada
Notou que seus tênis desgastam mais de um lado do que do outro? Normal. Isso acontece devido aos diferentes tipos de pisada. Na hora da compra, você deve considerar qual é a sua. Para saber, o ideal é procurar um profissional, mas se quiser fazer um teste rápido, Fabiano recomenda observar um tênis antigo. Se o desgaste do solado for uniforme, sua pisada é neutra. Se a parte interna estiver mais gasta, você possui pisada pronada e se o desgaste for na parte externa, é supinada. Se ainda assim estiver com dúvidas, você pode seguir a dica do ortopedista André Shecaira. “Compre um par com pisada neutra e compense as pisadas com palmilhas personalizadas”.
Para começar bem!
Com tantas opções, quem nunca correu pode ficar confuso na hora de escolher o tênis. O educador físico Luiz Eduardo Wardi alerta para a necessidade de procurar um calçado confortável. “Para quem quer começar a correr, indico procurar um tênis que seja leve, macio e confortável, no qual os dedos não fiquem apertados nas extremidades e nas laterais”. Ele ainda dá uma dica para saber se o calçado é realmente macio: dobre o tênis ao meio. Se a ponta encostar no calcanhar, ponto para ele! Isso indica que o o calçado é confortável.
Veja também: Principais lançamentos para pisada pronada
Atenção ao treino!
Você usa o mesmo tênis para realizar treinos diferentes? Tome cuidado, pois ao usar o calçado errado você pode se lesionar. “Correr em asfalto, por exemplo, exige mais amortecimento que na esteira”, esclarece André Shecaira, ortopedista. O ritmo de treino também deve influenciar na escolha. “Os corredores mais rápidos podem usar um calçado leve, de performance e recomendado para competição. Já se o caso é participar de uma maratona acima de três horas, o tênis com maior amortecimento no lugar dos de competição é uma boa opção”, explica Fabiano Nunes.
Quando tempo dura?
Os tênis não têm prazo de validade, mas é importante ficar atento para não utilizar um calçado com o solado muito gasto. “Vai depender da sua quilometragem semanal/mensal, do seu peso e do tipo de terreno em que você vai utilizá-lo”, explica o ortopedista Fellipe Savioli. Ele ainda diz que para saber se está na hora de comprar um par novo, é só olhar a sola: se estiver muito gasta, pode correr para a loja!
Texto: Barbara Gatti