Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Sal saudável: as melhores opções para o consumo

Item indispensável na mesa dos brasileiros, o sal é responsável por provocar algumas doenças. Veja 4 opções para ganhar saúde à mesa!

Sal saudável: as melhores opções para o consumo
Foto: Shutterstock

Se tem um item que a grande maioria dos brasileiros ama é o sal: enquanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão de 5g por dia, em terra tupiniquins o consumo é de 12 g, aproximadamente. Essa alto consumo apresenta riscos para a nossa saúde e, por isso, buscar alguma opção mais saudável é recomendável.

O sal branco refinado, o mais popular, passar por um processo onde acaba perdendo alguns de seus ingredientes. No entanto, existem algumas alternativas no mercado que aliam melhor saúde com gosto.

Listamos abaixo 4 tipos de sal que, além do sódio (responsável pelos impulsos nervosos e equilíbrio hídrico do corpo), também contém minerais essenciais ao funcionamento orgânico. Por isso, têm menos chances de causar hipertensão arterial, edemas, cálculos renais e nódulos da tireoide, problemas associados ao alto consumo desse tempero. Confira!

Sal Rosa do Himalaia: É considerado um dos mais puros. Contém cerca de 80 elementos como magnésio, cálcio, potássio e ferro. É capaz de melhorar a capacidade de absorção de nutrientes do organismo, eliminar toxinas, regular o pH natural do corpo, normalizar a pressão sanguínea e melhorar a circulação.

Sal Marinho: Assim como o rosa, o marinho melhora a absorção dos nutrientes, regula o pH, normaliza a pressão, melhora a circulação e elimina toxinas. Também é rico em minerais essenciais ao bom funcionamento orgânico.

Sal Defumado: Há vários tipos desse. Pode ser feito defumando o sal bruto por meio da madeira (de barris de vinho, aromática de cerejeira e carvalho ou perfumada com corantes de caramelo). Quando é produzido com o marinho puro e de alta qualidade, os benefícios são os mesmos. Mas é importante ficar alerta: muitas empresas vendem sal defumado feito à base do grosso comum, que não é tão benéfico.

Sal light: Em comparação ao refinado, conta com um teor menor de sódio, mas passa pelo mesmo processo de refinamento do sal branco e é tão maléfico quanto ele, embora seu sabor seja muito particular.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Especialista explica quais os perigos atrelados ao consumo excessivo de sal e mostra como reduzir o impacto da substância no organismo

Nutrição

O sal se tornou um vilão da saúde. Veja alguns fatos e aprenda as verdades e mentiras sobre esse item tão importante na mesa...

Nutrição

Em excesso faz mal, mas se cortar radicalmente da sua dieta também prejudica: veja como ingerir a quantidade certa de sal

Nutrição

O sal se tornou um vilão da saúde, principalmente a dos brasileiros: consumimos mais do que o dobro sugerido pela OMS. Veja alguns fatos...