Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

Strip-set e drop-set: entenda a diferença entre as técnicas

Personal trainer explica as duas técnicas avançadas de musculação. Saiba se é o drop-set ou o strip-set o mais indicado para o seu treino

Strip-set e Drop-set: entenda a diferença entre as duas técnicas
Strip-set e Drop-set: entenda a diferença entre as duas técnicas - Foto: Shutterstock

Muitos praticantes de musculação, sejam eles iniciantes ou avançados, costumam confundir o strip-set e o drop-set, técnicas avançadas que trabalham a resistência física. Basicamente, uma é evolução da outra. Isso porque o strip-set pode ser considerado uma “progressão” do drop-set, indicado para quem está no nível iniciante ou intermediário.

A principal diferença entre os métodos é que o strip-set envolve a realização de drop-sets de pequenas magnitudes, sucessivas vezes, até zerar completamente a sobrecarga. Quem explica é o personal trainer Fernando Coelho. De acordo com ele, ostrip-set não precisa usar, necessariamente, repetições forçadas ou auxiliadas, como é feito no drop-set. “Nesta técnica, usa-se as parciais sem auxílio e sem roubo. A falha deve ocorrer com o movimento o mais limpo possível”, completa.

Strip-set

O especialista reforça que o strip-set é uma técnica mais avançada do que o drop-set, portanto, é mais desgastante. “Tem que ser inteligente ao usá-la. Não use no treino inteiro, nem no início ou no meio. Como é uma técnica que aplica a falha total, se usá-la no início irá fatigar o músculo muito cedo, perdendo todo o potencial de treino”, alerta. Da mesma forma, usar o strip-set em todos os exercícios elimina todo o glicogênio do corpo, encerrando o treino bem antes do planejado.

O personal trainer explica como deve ser feita a execução: “escolha um exercício e coloque bastante peso, faça até a falha. Após falhar, sem descanso, retire um pouco do peso e faça novamente até a falha. O processo se repete até não haver mais pesos para executar o exercício”.

O strip-set pode ser usado no final de cada treino, ou então no último exercício para cada grupamento muscular, no caso de diferentes grupos serem treinados no mesmo dia. “Outra maneira é usar em treinos de curto período, nos quais você não tem muito tempo disponível e não quer fazer um treino meia boca”, comenta Fernando.

Drop-set

Já o drop-set é “anterior” ao strip-set. Seu objetivo é aumentar os resultados dos treinos, através de técnicas que buscam intensificar os estímulos da academia, sem precisar utilizar cargas absurdas ou permanecer muito tempo em atividade.

Como o strip-set, o drop-set consiste em fazer sua série até a falha – até não conseguir mais erguer o peso. Em seguida, deve-se reduzir a carga e fazer novamente até a falha. No entanto, a sua particularidade é usar de repetições parciais, forçadas ou auxiliadas para falhar completamente. O personal trainer explica cada uma delas:

  • Repetições parciais são mais curtas, pois acontece quando você não tem mais força o suficiente para executar o movimento completo e executa meio movimento ou menos.
  • Repetições forçadas são aquelas em que se usa um leve balanço do corpo para ajudar na fase concêntrica – a primeira a falhar. Elas também podem ser chamadas de “roubo”.
  • Repetições auxiliadas usa a ajuda de um treinador ou parceiro de treino para o mesmo princípio das repetições forçadas: ajudar na fase concêntrica, extraindo um pouco de energia da fase excêntrica.

Fernando destaca que não devem ser feitos mais do que dois sets de drop-set, pois isso pode atrapalhar a técnica e recrutar outros músculos devido ao desgaste. Além disso, acima de dois sets se torna o strip-set.

O momento para executar o drop-set é o mesmo que o strip-set: idealmente no fim do treino, para evitar a fadiga muscular e a perda do potencial físico. “Seja inteligente, não é porque uma técnica parece fácil de executar que a torna simples. Por isso, advirto sempre: contrate um profissional”, finaliza o personal trainer.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Proposta que serve tanto para o início quanto sequência do ano

Nutrição

Lembre-se que tudo ainda depende de um equilíbrio com vida saudável

Nutrição

Outro tema que depende da forma de consumo

Nutrição

Outro motivo para apostar no consumo equilibrado desse alimento

Nutrição

Outro ponto importante sobre a "conexão" entre alimentação e esporte

Saúde

Detalhe que muitos estudos indicam o esporte em dias estressantes

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Proposta que serve tanto para o início quanto sequência do ano

Nutrição

Outro ponto importante sobre a "conexão" entre alimentação e esporte

Treinos

Esse entendimento dita o ritmo de treino conforme o objetivo

Fitness

É mais um tipo de proposta que vai além da parte estética