Quando pensamos em atividade física, sempre associamos a suplementação. E de todo contexto não está errado, porém é imprescindível associar uma boa alimentação em função do exercício e o complemento sendo suplemento. Mas na grande maioria das vezes, consumimos infinitos suplementos e muitas vezes acabamos consumindo suplementos diferentes, mas com a mesma finalidade, o que é extremamente errado. Quando traçamos o objetivo nutricional em uma consulta, desta forma sim é feito a prescrição conforme a necessidade e individualidade. Em geral uma suplementação o na prática esportiva vem com as seguintes propostas:
Sistema Imunológico:
Glutamina – a suplementação é indispensável para quem pratica exercício físico, pois o mesmo melhora a absorção nutricional por melhorar a saúde do intestino, desta forma, ele é um percursor para que todos os nutrientes sejam absorvidos e potencialmente uma melhora do sistema imunológico.
Lactobacilos – são microrganismos vivos ou seja “bactérias boas” que contribui para a saúde intestinal, melhorando o sistema imunológico, prevenindo qualquer inflamação ou infecção, garantindo assim uma melhora da absorção nutricional e consequentemente mais saúde.
Melhora na resistência física:
Teacrine – aumenta a performance por reduzir a fadiga, além de melhorar a motivação, humor e cognição. Por se tratar de fonte natural e não conter cafeína, ele aumenta energia sem causar irritabilidade melhorando o desempenho físico.
Ribose – aumenta a produção de ATP (energia), favorecendo maior energia dentro das células, melhorando não só a resistência nos exercícios físicos como também a energia mental para desenvolver a rotina do dia a dia.
Diminuir o percentual de gordura:
Morosil – completamente natural, extraído da laranja vermelha moro, tem como principal benefício diminuir os adipócitos, que nada mais é que a célula de gordura, favorecendo assim a redução de gordura abdominal principalmente, garantindo uma redução nas circunferências.
Cactinea – favorece no controle do peso corporal por meio de uma ação diurética. Por ser natural auxilia na eliminação do excesso de líquidos sem com que ocorra a perda de minerais.
Ganho e/ou recuperação da massa muscular:
BCAA – são aminoácidos importantes para recuperação muscular diminuindo a dor muscular pós exercício extenuando.
Whey protein – pode ser encontrado em diversas formas, sendo elas, hidrolisado, isolado ou concentrado. A orientação de qual utilizar é direcionada avaliando a individualidade. Ambos suplementos podem ser encontrados manipulados ou prontos, sendo mais comuns prontos.
Antioxidantes:
CoQ10 – é um nutriente essencial para o funcionamento saudável das mitocôndrias. Tem papel antioxidante indispensável para a saúde do coração, rins e fígado
Cúrcuma longa – antioxidante e anti-inflamatório natural, bloqueando a ação de NF-Kbeta que é um marcador relevante de inflamação. A cúrcuma por sua vez era utilizada somente para pacientes com artrite, dores ou outros problemas auto imune. Mas como o seu potencial anti inflamatório ela tem sido bem aceita para atletas ou praticantes de atividade física garantindo um ótimo antioxidante na prevenção do envelhecimento.