Suplementos: qual o melhor para cada modalidade?

Nutricionista dá dicas de suplementos baseadas nas necessidades de cinco esportes. Veja qual é o melhor para sua atividade

Corrida, bike, musculação, luta, Pilates… Cada modalidade exige condições específicas de seus praticantes, inclusive quando o assunto é a alimentação. Um bom estado nutricional é primordial para se alcançar quaisquer resultados que se almeja. Assim, é preciso comer adequadamente e quando necessário, fazer um uso inteligente dos suplementos certos, ajustando às necessidades individuais, rotina de exercícios físicos e objetivos de cada um.

Para aproveitar os benefícios oferecidos por alguns suplementos, é preciso saber qual a melhor opção em cada esporte. Confira abaixo alguns exemplos para diferentes modalidades, de acordo com recomendações da nutricionista Andreza dos Santos Dias.

 

Musculação e busca por hipertrofia muscular

 

correr antes ou depois da musculação

Foto: Thinkstock

 

Os exercícios de força como a musculação fazem com que o corpo “destrua” os músculos e os reconstrua, mais fortes e com mais fibras musculares, em seguida. Esse processo é conhecido como hipertrofia muscular. A proteína é um nutriente construtor, justamente por ser essencial para atingir esse objetivo da melhor maneira possível.

O Whey Protein é um dos suplementos mais conhecidos desse público. Isso porque é rico em uma proteína completa, de alto valor biológico, e possui naturalmente alto teor de aminoácidos essenciais. Principalmente os de cadeia ramificada, conhecido como BCAA (Leucina, Valina e Isoleucina), que são os principais elementos envolvidos na “construção” dos músculos e também agem minimizando a perda de músculos.

 

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Corrida e bike

 

homem subida bicicleta

Foto: iStock

 

 

Em exercícios intermitentes, de alta intensidade e longa duração, é muito importante dar atenção aos estoques de energia e estado de hidratação. Estes serão garantidos através de uma ingestão correta de líquidos e carboidrato. Dessa forma, começar exercícios com uma boa reserva de energia, mantê-lo durante e recuperar depois é primordial para um melhor e maior desempenho.

Para isso há diversos suplementos que podem suprir de forma facilitada essas necessidades. Saber quais tipos e em quais momentos introduzi-los fará toda a diferença.

Antes do treino é recomendado que esse carboidrato seja o de baixo índice glicêmico. Nessa categoria temos a Palatinose (isomaltulose), que é um suplemento energético a base de carboidrato de baixo índice glicêmico, capaz de fornecer energia equilibrada e por um longo período!

Já durante esses exercícios, a ingestão de líquidos é muito importante e deve ser feita em intervalos regulares. A água deve ser a primeira escolha, mas é preciso avaliar se ela será o suficiente para manter a hidratação e desempenho. Pois nesses exercícios pode haver uma elevada taxa de oxidação de carboidratos e sais minerais. Isso degradaria as reservas de energia e causaria desidratação, fadiga e queda no desempenho.

Para isso, recomenda-se a introdução de suplementos repositores hidroeletrolíticos (bebidas isotônicas, que contém glicose e sais minerais) ou até o carboidrato isolado. Contudo, dessa vez, algum de alto índice glicêmico que vai fornecer energia de forma rápida, como a maltodextrina e dextrose.

 

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Pilates

 

Foto: iStock

 

Apesar de ser um exercício físico de alongamento que não utiliza grandes cargas, apenas o peso do próprio corpo, o pilates exige força e pode ser uma boa estratégia para ajudar a hipertrofia muscular. Um suplemento que pode ser indicado para uma manutenção e aumento de força e volume muscular é a creatina. Composto orgânico de aminoácidos presentes normalmente em nosso organismo e em condição de suplementação, pode aumentar a concentração muscular e favorecer o rendimento, ajudando os músculos trabalhados durante os exercícios.

 

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Luta

Para combater o estresse, é muito importante fazer exercícios físicos. Na foto, uma mulher está em uma academia, com o cabelo preso e suado, usando roupas de ginástica, dando socos em um saco de pancadas

Foto: Shutterstock.com

 

Predominantemente exercícios anaeróbios, ou seja, de curta duração e alta intensidade. Nesses casos, a creatina é uma boa opção, pois possui poder de aumentar força e potência.

Vale lembrar que qualquer suplemento, como o próprio nome já diz, deve servir como um complemento da alimentação. Seu uso não deve substituir uma refeição e deve estar alinhado com bons hábitos alimentares. Claro, sempre acompanhado por um profissional que melhor irá adaptar as suas necessidades.

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