Hoje, o que não faltam são produtos e serviços para o segmento fitness com o objetivo de enriquecer a experiência saudável do consumidor. São refeições prontas, novidades em cápsulas que prometem resultados diferenciados, treinos que podem ser vistos da tela do celular e por aí vai. Mas existe um segmento veterano nesse universo que exige atenção: o de suplementos. De fato, muitos deles desempenham papéis importantes na saúde de quem os consome.
Como o próprio nome sugere, os suplementos visam suportar a carência nutricional, seja ela de macro ou micronutrientes. No entanto, seu uso indiscriminado e a promessa de fazer milagres deturpam a sua finalidade, podendo causar malefícios para a saúde, como falta de interação nutricional pelo consumo indevido. Alguns, inclusive, não geram nenhum tipo de resultado, frustrando a expectativa do consumidor.
Por outro lado, quando bem orientada, a utilização de suplementos é capaz de suprir a falta de nutrientes encontrados nos alimentos que não são ingeridos devido a diversos fatores, como falta de tempo para planejar refeições mais equilibradas e, claro, para sua real necessidade nutricional.
Para objetivos de performance, o ganho pode ser ainda mais perceptível: o olhar e conhecimento do nutricionista é crucial para a melhor escolha do suplemento.
Não apenas para esse caso: reitero que todo e qualquer tipo de suplemento deve ser consumido sob orientação profissional, mesmo se você deseja ganhar só um pouco de pique.
Apesar de ser válida a recomendação de suplementos, seus efeitos são nulos se o indivíduo não segue uma alimentação saudável e equilibrada.
Por isso, a prioridade é dar preferência aos alimentos, pois eles favorecem a absorção de nutrientes e vitaminas que precisamos para uma boa saúde. Se tiver dúvidas sobre como montar um cardápio que lhe ofereça todos os nutrientes, digo novamente: não hesite em procurar um nutricionista!
VEJA TAMBÉM:
Atleta fitness dá dicas para secar o abdome
Você conhece todas as partes do seu tênis?
Quais as vantagens dos suplementos que ajudam a emagrecer?