Como tênis é um equipamento que todo mundo adora (e vamos combinar, extremamente necessário para qualquer tipo de treino), os reviews da semana são do Metcon 3 da Nike (um tênis desenvolvido para CrossFit) e o Adizero Tempo Boost da Adidas (mais voltado para performance em corridas). Veja como ambos se saíram:
Metcon 3, Nike
Preço: R$ 549,90
O Metcon 3 é um tênis voltado para treinos diversos, inclusive para os de CrossFit, que são mais desgastantes por conta da diversidade de movimentos. Por isso, testei o tênis em treinos de musculação, treinos funcionais e aulas em minitrampolim. Só não o utilizei na prática de corrida, pois ele não foi desenvolvido para tal.
Em todas as atividades, o destaque vai para a estabilidade para movimentos que exigem equilíbrio e pés bem firmes no solo. Em contrapartida, o tecido do tênis é flexível, então para os exercícios mais aeróbios em treinos funcionais ele também dá muita segurança e leveza para os pés.
Porém, por não ter muito amortecimento, não é confortável ficar muito tempo com ele nos pés. Cansa. Mas essa acredito não ser a proposta: é um tênis para treinos pontuais, estando aprovadíssimo para essas atividades de musculação e treinos funcionais.
Quanto ao valor, poderia ser mais barato para atrair as pessoas a comprar um tênis específico para essas atividades.
Resumo em notas
Amortecimento 3,5
Estabilidade 5
Flexibilidade 4
Segurança 5
Conforto 3,5
Leveza 4
Quem testou
Letícia Klimas é professora de ginástica e personal trainer na Bio Ritmo Academia, em São Paulo (SP).
Adizero Tempo Boost, Adidas
Preço: R$ 699,90
Por ser um modelo característico para uso em provas longas, senti uma boa resposta e conforto durante treinos em diferentes distâncias, velocidades e pisos. Ideal para treinos de ritmo e longos em pisos mais planos. Dessa forma, acredito ser ideal para atletas que já tenham uma experiência com corridas de rua.
Sobre o cabedal, a lingueta presa e mais curta promove melhor ajuste ao pé. Porém, quando corri sem meias, o material da lingueta causou uma bolha no peito do pé. A estrutura do tênis tem bastante economia de material, o que permite um ajuste muito bom. O antepé do calçado é mais afunilado, o que requer um modelo com numeração maior para mais conforto. O antepé tem menor aplicação da tecnologia Boost, deixando-o mais rígido, o que gostei por dar uma melhor resposta durante a fase final da passada. Quanto ao custo/benefício, por ser um modelo de competição, que tem uma economia de material, deveria ser mais barato.
Resumo em notas
Amortecimento 3
Estabilidade 4
Flexibilidade 3
Segurança 3,5
Conforto 3,5
Leveza 5
Quem testou
Humberto Alitto é atleta amador e sempre testa lançamentos para a Sport Life
VEJA TAMBÉM:
Teste do tênis: saiba qual modelo se encaixa ao seu objetivo
Maratona: você nasceu para correr uma?