Sabemos que fazer um treino rápido, em algumas ocasiões, é a única alternativa para não faltar na academia. Dias corridos, cheios de tarefas e obrigações, realmente, podem consumir o tempo e atrapalhar a vida fitness. Mas, engana-se quem pensa que, com apenas alguns minutos disponíveis, é impossível realizar uma atividade intensa, que contribua para os seus objetivos. Seja para emagrecer, ganhar massa muscular, ou melhorar a saúde, dedicar apenas 30 minutos para a academia já pode ser o suficiente.
“O treinamento de musculação aliado ao aeróbico é capaz de otimizar o seu tempo e garantir um bom condicionamento físico. O ideal é mesclar movimentos multiarticulares, que envolvem mais grupos musculares, com aeróbico moderado para intenso. Dessa forma, o corpo trabalhará de forma completa durante a meia hora”, diz o educador físico Leandro Beltrão Martins.
Por isso, o especialista separou um treino rápido, de apenas 30 minutos, para você conseguir manter o ritmo fitness – mesmo em dias corridos. Confira:
Treino rápido para economizar tempo na academia
- Faça uma sequência de três exercícios: agachamento + remada na máquina ou com halteres + polichinelo. Descanse 30 segundos e repita o processo. Tente ajustar a carga para realizar 15 repetições de cada exercício.
- Vá para a segunda sequência: afundo + supino com barra ou halteres + desenvolvimento com halteres. Novamente, descanse 30 segundos e faça outra vez. O número de repetições segue 15.
- A última sequência é: subida e descida no banco + remada curvada supinada + flexão de braço no solo. O esquema de repetições e descanso segue o mesmo das sequências anteriores.
- Para finalizar, realize 10 minutos de HIT na esteira, intercalando a velocidade: para cada 1 minuto rápido, 30 segundos mais lento.
“A prioridade desse treino é a prática de exercícios envolvendo mais grupos musculares e dando ênfase nos grandes grupos. Isso exige maior demanda energética do seu corpo, consequentemente, promove gasto calórico e emagrecimento, além de contribuir para tonificar os músculos e melhorar a capacidade respiratória do praticante”, comenta Leandro.
Importante: vale ressaltar que antes de iniciar um estímulo novo, na academia ou em qualquer outra modalidade, o ideal é buscar orientação e acompanhamento de um profissional de educação física. Ele saberá avaliar seu estado atual e adaptar o treino rápido de acordo com os seus objetivos.