Escolheu a corrida para fazer parte da sua rotina? Que maneiro! Trata-se de um esporte democrático, ou seja, não exige elevado custo financeiro dos seus praticantes e reúne adeptos de várias faixas etárias. Além disso, veja na sequência as quatro ajudas da ultramaratonista Fernanda Maciel para correr pela primeira vez.
As quatro ajudas para correr pela primeira vez
Início com cautela
“Para iniciar um novo hábito, é preciso foco e dedicação. Na corrida, isso não é diferente. No entanto, evite encarar como uma obrigação de alcançar a excelência imediatamente ou adquirir os melhores equipamentos. Isso pode gerar uma pressão excessiva, leva a preocupações e frustrações e perde assim a essência de ter um hobbie. Comece introduzindo a corrida aos poucos na sua rotina, separe um momento da sua semana para fazer caminhadas e ir ganhando confiança para acelerar o ritmo”, orienta Fernanda.
Atenção com a rotina
“Sempre começo meus dias fazendo uma saudação ao sol e, em seguida, passo para exercícios de equilíbrio e força, que são as raízes para meus treinos de corrida. Encontrar um ‘ritual’ para incorporar no seu dia a dia fará com os hábitos saudáveis fluam mais naturalmente. A prancha, por exemplo, é uma atividade superpoderosa para o corpo e mente. Se você conseguir segurá-la por um minuto e manter-se focado na posição, irá trabalhar no ponto-chave para conquistar maiores resistências física e mental”, relata Maciel.
Tempo de descanso
“Junto com os treinos, o planejamento alimentar bem estruturado e uma boa rotina de sono podem aprimorar significativamente a experiência ao adotar esse novo hábito. Em relação à alimentação, é sempre importante buscar a orientação de um nutricionista para desenvolver um cardápio que atenda às exigências do seu corpo ao iniciar uma prática regular de exercícios físicos”, destaca.
Aquecimento
“Chegou o grande dia de participar de uma corrida. E agora? Não se esqueça dos alongamentos antes da prova, pois eles são extremamente importantes! Para provas realizadas no período da manhã, como a Wings For Life World Run, faça sempre um bom alongamento quando acordar, principalmente nas pernas e quadril para evitar qualquer tipo de lesão ou estiramento da panturrilha e dos quadríceps”, termina Fernanda Maciel.