Treinar no inverno, para muitas pessoas, pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, as baixas temperaturas costumam nos deixar mais propensos ao sedentarismo. Passar o dia debaixo das cobertas, assistindo uma série e comendo snacks torna-se uma tentação.
Mas abandonar os exercícios durante esse período pode custar caro, já que, em um piscar de olhos, o verão chega e você ainda não conquistou o shape. Por isso, separamos algumas dicas simples para espantar a preguiça de vez e conseguir treinar no inverno sem sofrer. Confira:
3 dicas para treinar no inverno
1. Fortalecimento do sistema imunológico
O inverno deixa as pessoas propensas a infecções respiratórias devido a circulação de vírus, fato que é o bastante para você não ignorar a sua rotina de exercícios físicos no frio.
“O exercício, quando praticado de forma regular, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e assim a pessoa fica mais resistente a essas doenças”, explica o personal trainer José Corbini.
2. O corpo queima mais calorias no inverno
O nosso corpo gasta mais energia para proteger-se das baixas temperaturas. Um cenário que proporciona uma maior produção de calor e potencializa a queima de calorias.
“É claro que, quem tem uma dieta equilibrada, associada ao treino, irá conseguir alcançar seus objetivos, independentemente da estação do ano. Mas o frio tem essa vantagem adicional”, revela o especialista.
Viva a endorfina
O frio é considerado, para muitos, algo desconfortável. Algo que pode afetar o humor e gerar estresse. Mas, um dos melhores “remédios” para combater esses sintomas, é a endorfina. Hormônio liberado pelo nosso organismo na prática de exercícios físicos e responsável pela sensação de bem-estar.
“Ao praticar seus exercícios, você está proporcionando sua dose de endorfina, ajudando a combater o estresse, a ansiedade e melhorando o humor e o bem estar em geral”, concluiu José Corbini.
Não quer ir até à academia durante o inverno? Veja no vídeo dicas de treinos para fazer em casa:
Fonte: personal trainer do aplicativo de saúde integrativa Personal Virtual, José Corbini.