Chegou a hora de comemorar e, ao menos nas festas, tentar esquecer um pouco das dificuldades vividas durante a pandemia, que continua. Contudo, o Natal não é motivo para se descuidar da dieta e encontrar aqueles quilinhos que, com muita luta, você conseguiu perder.
- Normalmente a ceia de Natal acontece somente no final da noite. Nesse caso, evite ficar sem comer durante o dia. Será uma grande cilada se, mesmo antes da mesa ser servida, você já estiver desesperado para comer. Então, se alimente normalmente e evite ter tanta fome antes do jantar, para não pesar a mão nos aperitivos mais calóricos.
- Se tiver muita variedade na sobremesa, escolha uma. O ideal é que você coma apenas três colheres de sopa da sobremesa, visto que você já estará satisfeito após o almoço.
- Coma uma fruta ou beba um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia de Natal.
- Beba bastante água ao longo do dia, pois o centro de fome e sede do nosso organismo é localizado na mesma glândula do cérebro, chamada de hipotálamo. Ou seja, a sede pode ser confundida com fome, além de evitar a retenção de líquido que os alimentos mais pesados podem provocar. É comum as pessoas que não tomam água relatem fome a maior parte do tempo.
- Pegue pequenas porções dos alimentos da ceia de Natal, assim você não precisará se privar de comê-los. Além disso, faça apena um prato. Nele você colocar muitas opções, sendo, logicamente, uma pequena porção de cada. O importante é evitar comer muito e repetir a comida.
- Evite comer alimentos muito gordurosos no Natal, como peles das aves, frutas em caldas, molhos a base de maionese, queijo cheddar, bacon e salame.
- Evite ter pressa. Mastigue bem, engula com calma e depois monte novamente a nova garfada. Quanto mais demorar para comer, mais se sentirá saciado. O nosso organismo demora um total de 12 minutos para entender que está sendo alimentado. Se comemos em um tempo menor, a tendência a repetições aumenta.
- Cuidado com o sal, nunca adicione às preparações já feitas.
- Cuidado também com a quantidade de álcool. Logicamente, que o Natal é um evento especial e você quer, merecidamente, festejar. Mas, pegue leve na bebida, pois as alcoólicas não têm nutrientes e são chamadas de caloria vazia, que não trazem nenhum benefício, nenhuma vitamina ou mineral que o organismo precisa, apenas muitas calorias.