Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Doenças ortopédicas podem ser evitadas com exercícios físicos; entenda

Descubra como as atividades físicas conseguem desempenhar um papel preventivo

Doenças ortopédicas
Doenças ortopédicas / Foto: Shutterstock

As doenças ortopédicas, muitas vezes, são as grandes causadoras de dores na coluna e nas articulações. Sabe aquele incômodo que insiste em aparecer de maneira constante e atrapalha movimentos simples do dia a dia? Isso tende a prejudicar a qualidade de vida e até mesmo provocar limitações físicas.

Por esse motivo, é comum imaginar que praticar esportes e exercícios físicos pode provocar problemas dessa natureza. No entanto, desde que tudo seja feito com o acompanhamento de um profissional de educação física e com a liberação médica, essas atividades podem, na verdade, prevenir o desenvolvimento de doenças ortopédicas.

Para nos exemplificar isso, o cirurgião ortopedista, Dr. David Gusmão, separou três doenças ortopédicas que podem ser evitadas com a prática de atividades físicas regulares. Confira:

1. Problemas na coluna

“Um dos efeitos das atividades físicas é fortalecer a musculatura, alongar os músculos das costas e ajudar a dar sustentação ao corpo, diminuindo os riscos de problemas na coluna. Quem já sofre de problemas na coluna pode ser altamente beneficiado com a prática de exercícios. O necessário é atentar-se ao impacto da atividade, pois exercícios de alto impacto não são recomendados. Portanto, é imprescindível uma avaliação individual para recomendar exercícios de acordo com cada caso específico”, adverte o especialista.

2. Tendinite

“Alongar-se regularmente antes de iniciar um exercício físico, esporte ou atividade de trabalho, juntamente com o fortalecimento muscular são os melhores cuidados preventivos para a tendinite – principalmente tratando-se de indivíduos que realizam atividades que exigem movimentos repetitivos, como quem trabalha em frente ao computador ou então em uma linha de produção de uma fábrica”, explica o cirurgião.

3. Artrose

Segundo o Dr. Gusmão, o fortalecimento muscular, acompanhado de alongamentos feitos de forma adequada, são benéficos para manter a saúde articular e prevenir o desgaste precoce da articulação. Evitando, desta maneira, problemas como a artrose de quadril e joelhos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Nutricionista revela cinco alimentos que ajudam a eliminar a gordura abdominal. Entenda os benefícios oferecidos por cada um

Fitness

Saiba como funciona o processo e o que é necessário para acelerar os resultados

Emagrecimento

A constância influencia na conquista de um resultado positivo de emagrecimento

Nutrição

Alimentação fitness também pode ser saborosa e fácil de fazer

Crossfit

Essa atividade é reconhecida pelo seu ritmo intenso

Emagrecimento

A constância é que ajuda a deixar a conquistar a barriga dos seus sonhos

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse tipo de condição costuma ser um grande vilão da terceira idade

Saúde

Ainda assim, o recomendado é se consultar com um especialista antes de treinar

Saúde

É uma série de estudos que apontam essa relação do emagrecimento com a artrose

Saúde

Descubra como a doença age no organismo e quais as maneiras corretas de solucionar o problema