Na corrida de obstáculos, você testa sua resistência, velocidade, agilidade e espírito de equipe. Parece muito legal, não é? Mas calma, porque é preciso uma boa preparação para conseguir vencer todos eles.
Você certamente não tem um poço de lama nem um muro de 3 m para treinar, certo? Então, para começar, quem tem boa base de corrida já larga na frente. Como existem vários obstáculos entre um quilômetro e outro, sua estratégia de prova deve ser uma sequência de sprints. Assim, capriche nos intervalados.
Esta modalidade de corrida é uma competição dura por conta dos diversos saltos e mudanças de movimentos. Como o leque de obstáculos é bastante variado, você nunca estará perfeitamente treinado para o que vai encontrar pela frente, por isso, ganha pontos se o treinamento for o mais amplo possível, com exercícios que estimulem agilidade e movimentos explosivos, preferencialmente em forma de circuitos.
Muitos adeptos optam pelo CrossFit, um treinamento que também se baseia em alguns exercícios militares e que envolve funcionais e alta intensidade.
William Meirelles, treinador da Meirelles Assessoria Esportiva, dá a dica: “Nesse tipo de prova, devemos enfatizar também outros aspectos. Fazer uma ‘forcinha’ na musculação vai ajudar, pois é comum carregar pesos, ter que se pendurar em barras e escalar muros. Podem ser considerados obstáculos difíceis as escaladas nos muros e a rede de corda, por não fazerem parte de nossa rotina de treinamento, por isso, é preciso inserir no treinamento barras fixas, agachamentos, afundos e abdominais”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Dicas para aumentar a velocidade na corrida
Lutas: confira duas modalidades que estão em alta nas academias
Para muros altos, barras e cordas de escalada, ter facilidade de levantar seu próprio peso é crucial e garante menos “perrengue” na prova. Mesmo com todo o preparo, pode ser interessante fazer a prova pelo menos em dupla, pois muitos obstáculos requerem uma ajudinha. Aposte também em um tênis de fácil escoamento de água e luvas para proteger as mãos. Elas vão ajudar nos obstáculos com cordas e melhorar a aderência.
Eduardo Netto, diretor técnico da BodyTech, propõe este treino, com duração de 6 semanas.
Corrida de obstáculos: planilha 1
Corrida de obstáculos: planilha 2