Menos popular do que outras oleaginosas como a castanha e as nozes, o pistache é uma semente que pode fazer toda a diferença na saúde de quem o consome! Além de ser ingerido torrado e salgado, ele também é usado no preparo de sorvetes, saladas, chocolates, pudins e outros pratos doces.
Mas vale lembrar: a indústria alimentícia costuma acrescentar sal a estes produtos, que são vendidos como aperitivos. Então, na hora da compra, é importante ler os rótulos com atenção e escolher as versões com casca, sem sinais de mofo, umidade e outros danos. Isso diminui os perigos de uma contaminação por fungos.
Sem mais delongas, confira cinco benefícios e propriedades do pistache!
-
-
A forte presença de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, ajudam para que o pistache proteja a saúde dos olhos, já que combate os radicais livres e a radiação ultravioleta (Foto: Pixabay)
-
-
O pistache tem menos calorias por unidade do que qualquer outra oleaginosa – entre 3 e 4. Outra notícia é que, segundo estudos, se você comprar a versão com casca, que o obrigará a ter um pouco de paciência para descascá-la, comerá a semente com a devida moderação (Foto: Shutterstock)
-
-
É excelente fonte de fibras e ácidos graxos, que comprovadamente auxiliam na regulação intestinal e na redução do colesterol ruim – o LDL (Foto: iStock/Getty Images)
-
-
Por conter uma alta quantidade de potássio, o pistache ajuda a reduzir o famoso hormônio do estresse, o cortisol. Isso sem falar que, para os homens, o consumo regular traz benefícios afrodisíacos – pode ser útil para impulsionar a função erétil e a circulação sanguínea (Foto: Pixabay)
-
-
Por fim, a concentração de vitamina B6 nas sementes de pistache favorece os neurotransmissores, o que preserva os nervos e suas ações de forma individual (Foto: Pixabay)